Com a chegada do frio no Rio Grande do Sul, cresce a urgência por um lar que mantenha as famílias aquecidas – uma realidade nem sempre acessível a quem vive em situação de vulnerabilidade social. Foi pensando nisso que Maria Camozzato idealizou, em 2009, o projeto Brasil sem Frestas.
A iniciativa atende famílias de Passo Fundo (RS) utilizando caixas de leite que iriam para o lixo. Após higienizadas, as embalagens se transformam em uma espécie de placa térmica, usada para tapar frestas em casas de madeira com pouca estrutura. Essa camada de proteção ajuda a manter o ambiente aquecido no inverno e também melhora o conforto térmico no verão.
Além de beneficiar o meio ambiente com a reciclagem de milhares de caixas – que levam cerca de 200 anos para se decompor –, o projeto já atendeu mais de 620 residências em condições precárias. Em média, são utilizadas 1.200 caixas de leite para cobrir cada casa.
A iniciativa segue constantemente em busca de doações das embalagens, mas é importante que elas sejam entregues já limpas corretamente.
O projeto também mantém um brechó para arrecadar recursos, o que tem garantido a continuidade do serviço comunitário por mais de 16 anos. O brechó e o centro de arrecadação das caixinhas de leite funcionam na sede do projeto, localizada na Rua Fagundes dos Reis, 97 – Centro, em frente à Autotec.
As doações podem ser feitas às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h. Mais informações pelo Instagram: @brasilsemfrestaspf.



