Passo Fundo participa de circuito de teatro online

Além de reunir a exibição gratuita de filme, peça teatral e debate com artistas locais, o projeto “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” promove ainda o sorteio de bolsas de curso e residência para artistas da região

Por
· 2 min de leitura
(Foto: Maciel Goelzer)(Foto: Maciel Goelzer)
(Foto: Maciel Goelzer)
Você prefere ouvir essa matéria?

Apesar de as portas dos teatros de Passo Fundo ainda não terem sido reabertas, a agenda cultural do município permanece ativa de maneira virtual. A cidade participa, nesta semana, de um circuito de teatro integralmente online e gratuito. Promovido pelo grupo porto-alegrense de teatro Máscara EnCena, o projeto “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” realiza uma edição especial do circuito para o público do município nesta semana, com transmissões pelo YouTube. A programação reúne exibição de filme, peça teatral e bate-papo com artistas do Grupo Ritornelo.

A edição local do circuito teve início ainda nessa quinta-feira (8), com a exibição online do filme “206820”, que narra a trajetória de um grupo de pessoas confinadas em um ambiente mínimo, em um espaço-tempo distópico e suspenso em meio aos sonhos e movimentos naturais da vida, que impossibilita qualquer privacidade. Com concepção do Máscara EnCena e direção de Mauricio Casiraghi, o filme é uma investigação teatral cinematográfica que permeia a clausura e liberdade, ficção e realidade, através do uso e manipulação de máscaras e bonecos frente a linguagem audiovisual.

No entanto, para quem perdeu a atividade, ainda dá tempo de aproveitar a programação nesta sexta-feira (9), às 20h, quando acontece uma exibição da peça teatral que inspirou o filme, intitulada “2068”. No espetáculo, quatro atores dão vida a oito diferentes personagens confinados em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança. Fazendo alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo “2068” retrata a resiliência humana, utilizando, assim como acontece no filme, a manipulação e uso de máscaras expressivas. A direção da peça é assinada por Liane Venturella.

A peça será seguida de debate ao vivo, às 21h, através do chat do próprio Youtube, tendo como convidados os atores passo-fundenses Miraldi Junior e Dani DalForno, do Grupo Ritornelo. Durante a conversa, também serão sorteadas 20 bolsas para artistas e alunos locais para curso gravado sobre a técnica de atuação com máscara expressiva. Também serão reservadas a artistas locais duas vagas para a residência online ao vivo, com os fundadores do grupo Máscara EnCena, que se realizará em agosto.


Como assistir

O acesso a toda programação está disponível gratuitamente no site do grupo (www.mascaraencena.com) ou diretamente pelo YouTube, buscando pelo nome “Máscara EnCena”. Além de Passo Fundo, o “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” dedica edições especiais às cidades de Santa Maria, Montenegro, Bento Gonçalves, Rio Grande e Caxias do Sul.

A programação de todas as cidades também pode ser conferida no site do grupo de teatro. O circuito online está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. A edição do projeto para Passo Fundo conta com o apoio do Sesc Passo Fundo. 


Sobre o grupo

Criado em Porto Alegre, no ano de 2014, o grupo Máscara Encena nasceu a partir do encontro de artistas com o desejo de investigar a potencialidade artística da máscara na cena contemporânea. Formado pelos artistas Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa, o grupo vem se destacando na cena através dos espetáculos Imobilhados (2017) e 2068 (2019), ambos com direção de Liane Venturella. Os espetáculos renderam importantes indicações e prêmios, regionais e nacionais, como o Prêmio Açorianos de Melhor Produção, Direção e Cenografia, o Prêmio CENYM de Teatro Nacional de Melhor Grupo e o Prêmio Braskem de Melhor Direção e Trilha Sonora.

Gostou? Compartilhe