Violonista passo-fundense lança site gratuito para ensino de Violão Fingerstyle

A plataforma virtual pode ser acessada sem custos e o método abrange assuntos do nível básico ao avançado sobre notação de técnicas tradicionais e integradas para o instrumento.

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

O violonista Jonathas Ferreira lançou no mês passado, através de uma oficina virtual, o site do Projeto FingerTAB | Violão Para Todos. Ele desenvolveu um método que busca, de forma mais rápida e reduzindo as dificuldades no estudo do violão, aproximar tanto leigos quanto já iniciados no instrumento. O FingerTAB Method faz uso da tablatura como ferramenta para o aprendizado de técnicas tanto do Violão Popular quanto do Violão Fingerstyle tradicional e também moderno.

No site, que também pode ser utilizado como meio de capacitação de professores de música, os interessados encontrarão uma série de videoaulas, além de um e-book que serve como apoio didático para a aplicação do método. De acordo com Jonathas, a falta de uma padronização para o registro de técnicas e efeitos utilizado para violão fingerstyle moderno acabou levando à criação da linguagem utilizada no projeto: “A tablatura é uma ferramenta prática e intuitiva para e que informa a localização no braço do instrumento de onde as notas devem ser tocadas. O problema é que cada transcrição registra de forma diferente como reproduzir os sons e os efeitos. As músicas são registradas de forma diferente conforme quem faz a transcrição. A busca por padronizar esta escrita acabou levando à criação do FingerTAB Method”, explicou.

Jonathas é formado em Violão pela Universidade de Passo Fundo, o músico tem trabalho autoral de música instrumental lançado, já se apresentou em festivais nacionais e internacionais como Belfast Guitar Night (Irlanda do Norte) e Festival de Música de Nova Prata, e possui um vasto currículo dentro do universo do Violão Fingerstyle, tendo participado de importantes eventos de formação como o Residential Guitar Seminar (França), ministrado por Pierre Bensusan, e do Andy McKee’s Musicarium (EUA), evento criado por Andy McKee, um dos maiores nomes do Violão Fingerstyle no mundo. Em 2021, Jonathas também participou do Thomas Leeb Acoustic Fingerstyle Bootcamp, evento transmitido ao vivo da Áustria.

A realização do projeto foi viabilizada através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) financiado pela Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) administrado pela Fundação Marcopolo de Caxias do Sul.

Além das videoaulas, foram compostos cinco arranjos exclusivos de canções folclóricas e de domínio público, exemplificando o método na prática. O conteúdo possui acessibilidade em Libras e Audiodescrição e pode ser acessado pelo site www.fingertabmethod.com.


Gostou? Compartilhe