O show “Outras Canções” marcado para este sábado (14), às 20h, no teatro Múcio de Castro, abre a sequência de projetos para celebrar os 40 anos de carreira do músico, Ricardo Pacheco. A programação segue ao longo de todo o segundo semestre de 2025, incluindo o lançamento de um documentário e novos espetáculos musicais.
No sábado, a proposta é fazer uma releitura do show “Essas Canções” , apresentado em 2005, com algumas novidades. O repertório contempla músicas de diferentes fases da carreira, entre elas, Trem do Pantanal, de Almir Sater. “Quando saí de Passo Fundo em 85, e fui para o Paraná, fiz meu primeiro arranjo em cima dessa canção. Ela praticamente abriu as portas pra mim na música em termos de arranjo, de interpretação, e também de composição”, conta.
Da época dos barzinhos, Pacheco revisita Corsário, de João Bosco, Jade Nova, do gaúcho Gelson Oliveira, passando pelo Buena Vista Social Club, as parcerias de Alegre Corrêa e Raul Boeira, além de canções autorais.
Do grupo que subiu ao palco do Múcio no show de 2005, dois deles estarão novamente presentes no sábado. O percussionista Marcelo Pimentel, parceiro de pelo menos três décadas, e o convidado especial, Guinha Ramires. Completam o time de músicos, o baixista, Felipe Batistella, o saxofonista, Ney Platt, e Wagner Gehlen, no acordeon.
Documentário e novos shows
A agenda de Ricardo Pacheco prevê pelo menos a realização de um projeto por mês até o final de 2025. Nos próximos ele divide o palco com duas atrações argentinas. Em junho, ao lado do Duo de Cordas, Augusto Ayala e Pamela Padilla, e no mês de agosto, recebe o violonista, Lúcio Yanel.
No mês de setembro está previsto o lançamento do documentário Minha Terra. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, o trabalho faz referência à canção homônima, em que homenageia músicos de diferentes gerações nascidos em Passo Fundo ou adotados pela cidade.
A lista inclui Alegre Corrêa, Yamandu Costa, Miguel Pereira, Osélio, Caco Véio e Romário, Tio Mena, Djanira,Osvaldir e Carlos Magrão, João Castanho e João Saudade, Pedro Neves, Jessé Fontoura, João das Éguas, Canhoto, Maçã, os Quevedos e os Saggiorattos, Tiaraju, Camargo, Victor e Lara, Renascença, Marcelo Pimentel, entre muitos outros.
A programação terá ainda, para o mês de outubro, o show “Tributo a Mercedes Sosa, e um show autoral, em novembro, para finalizar as comemorações.
Guinha Ramires lança songbook
Além de participar do show de Ricardo Pacheco, o carazinhense Guinha Ramires, radicado há vários anos em Florianópolis, aproveita a vinda a Passo Fundo para realizar um Pocket Show e lançar seu Songbook comemorativo aos 50 anos de estrada. O trabalho reúne suas principais obras, muitas gravadas por Renato Borghetti, Yamandu Costa, Alegre Corrêa, Bebê Kramer, entre outros.
Guinha trabalha ativamente como diretor musical, musicista, e ministrando oficinas e aulas de música. Ele já rodou o Brasil e países como Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Suíça e Itália, participando de inúmeros festivais. O evento acontece domingo (15) no Rito Espaço Coletivo, a partir das 18h. O valor do ingresso é R$ 30.