Acisa realiza pesquisa sobre expectativas econômicas e de consumo

Maioria dos entrevistados disse ter interesse em investir em educação e adquirir bens de consumo no próximo ano

Por
· 2 min de leitura
Entrevistados responderam pesquisa por meio de um totem instalado no local da feiraEntrevistados responderam pesquisa por meio de um totem instalado no local da feira
Entrevistados responderam pesquisa por meio de um totem instalado no local da feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o intuito de obter dados sobre a percepção dos visitantes da Expoacisa 2017 referente à estrutura física do evento, perfil socioeconômico familiar e expectativa econômica para 2018, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo realizou uma pesquisa por meio de uma parceria com a MN Consultoria Estatística. Os dados foram coletados durante a 13ª edição da feira, nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Ao todo, foram entrevistadas 157 pessoas.
Com interesse de alavancar a economia e o desenvolvimento de Passo Fundo em 2018, foram feitas algumas perguntas sobre o contexto econômico e a expectativa de futuro. Referente à economia, 84% dos entrevistados acreditam que o próximo ano será melhor que 2017 no contexto regional, 74% em nível nacional e 15% melhor no estado. Quando questionados sobre a intenção de elevação da escolaridade, 73% afirmaram que têm interesse. Desses, 69% responderam que pretendem estudar em instituições de ensino de Passo Fundo e região, 18% em instituições de ensino de outros locais do país e 13% no exterior. “Por ser uma região de referência no ensino superior, com diversas instituições de ensino de qualidade, Passo Fundo pode estimular a economia regional por meio do interesse de aproximadamente 50% dos entrevistados em elevar seu nível educacional em instituições da região em 2018”, salienta o autor da pesquisa.
Além da educação, outras áreas também foram declaradas de interesse pelos visitantes da Expoacisa. Em torno de 85% dos entrevistados disseram querer trocar ou adquirir bens de consumo no próximo ano. Cerca de 40% tem interesse em comprar ou trocar o imóvel residencial ou profissional, 27% querem melhorar o conforto da casa e 25%, o meio de locomoção. Outros 9% querem aperfeiçoar o ambiente de trabalho. “Assim como a educação, áreas como construção civil, que engloba prestação de serviços, decoração, matéria prima e móveis, e comércio de automóveis também representam expectativa de crescimento regional em volume de negócios para 2018”, afirma.
Segundo o estatístico, baseado nessas informações, é possível dizer que é esperado um ano economicamente melhor, principalmente, em Passo Fundo e região. “Se depender da expectativa e planejamento dos visitantes da Expoacisa, 2018 apresenta bastante potencial de desenvolvimento econômico, por meio do aumento do volume de negócios em áreas como educação, construção civil, automotiva e bens de consumo”, finaliza.

Expoacisa
Os indicadores apontaram que 84% dos entrevistados que visitaram a Expoacisa com o intuito de fazer negócios procuraram por algo específico dos segmentos de comércio ou serviços. Desses, 76% encontraram o que estavam procurando. Sobre a estrutura física da feira, os resultados foram positivos. Na soma dos itens bom ou excelente, os números foram de 90% para organização do local, 85% para estrutura dos estandes, 95% para a limpeza do ambiente e 86% ao atendimento dos expositores.

Gostou? Compartilhe