Estado registra recorde de pedidos de seguro-desemprego em maio

66.820 solicitações foram realizadas ao longo do mês

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 Os trabalhadores mais atingidos trabalhavam no setor de serviços, indústria e comércio (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil) Os trabalhadores mais atingidos trabalhavam no setor de serviços, indústria e comércio (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Os trabalhadores mais atingidos trabalhavam no setor de serviços, indústria e comércio (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
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O Rio Grande do Sul contabilizou 66.820 solicitações do benefício do seguro-desemprego em maio de 2020. O índice representa um recorde na série histórica iniciada em 2011. Os recordes anteriores foram registrados em abril de 2020 (53.056) e em julho de 2014 (51.441). O número total de requerimentos representa aumento de 70,3% em comparação a maio de 2019 e de 25,9% em relação a abril de 2020.

 Os trabalhadores mais atingidos trabalhavam no setor de serviços (33%), indústria (31,2%) e comércio (5,9%). Mais da metade dos solicitantes, 69,2%, recebia entre 1,5 a 3 salários mínimos. Trabalhadores entre 30 e 39 anos foram os mais afetados, somando 30% dos que solicitaram o seguro. Eles são seguidos por pessoas entre 40 e 49 anos (21,1%), 18 e 24 anos (18,5%), 25 e 29 anos (17,3%), 50 e 64 anos (12,4%) e com mais de 65 anos, que representam apenas 0,2% dos solicitantes do seguro-desemprego em maio de 2020.

Ainda, sobre a escolaridade dos solicitantes, a maioria (51,2%) tinha Ensino Médio completo; 13,9% possuíam Ensino Fundamental incompleto; 12,7%, Ensino Fundamental incompleto; 10,4%, Ensino Médio incompleto; 6%, Ensino Superior completo; e 5,4%, Ensino Superior incompleto. 

Ao todo, o benefício foi concedido a 86,2% ou 57.567 trabalhadores que estavam habilitados a receber o seguro.  Do total de 66.820 solicitações do benefício, 37.527 foram recebidas pela internet e 29.293, presencialmente nos postos de atendimento, sendo 97,5% nas Agências FGTAS/Sine.  

Acumulado do ano

Os pedidos do benefício do seguro-desemprego aumentaram 27,7% de janeiro a maio de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019 no Rio Grande do Sul. Neste ano, foram recebidas 211.236 solicitações do benefício; enquanto em 2019, esse índice era de 165.389 pedidos. 

Ranking Nacional

No ranking nacional de solicitações do benefício, o RS ocupava a 4ª posição em maio deste ano, atrás apenas dos estados de São Paulo (281.360), Minas Gerais (103.329) e Rio de Janeiro (82.584); conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia. No mês passado, foram contabilizados 960.258 pedidos de seguro-desemprego no Brasil. O número representa um aumento 28,3% em relação a abril deste ano (748.540).

Atendimento presencial

O atendimento presencial foi restabelecido no dia 11 de maio, nas Agências FGTAS/Sine. Atualmente, 125 unidades dispõem de atendimento presencial de encaminhamento de seguro-desemprego no RS. O funcionamento de todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.

Como solicitar o benefício pela internet

• O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

• Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

• Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.


No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.

Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, entre em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o solicitante deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.


Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

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