Governo do Estado lança MobilizaRS, projeto de apoio à retomada econômica

O portal do projeto já está disponível

Por
· 2 min de leitura
O portal do MobilizaRS oferece cursos gratuitos em diversas áreas (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)O portal do MobilizaRS oferece cursos gratuitos em diversas áreas (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)
O portal do MobilizaRS oferece cursos gratuitos em diversas áreas (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)
Você prefere ouvir essa matéria?

Um conjunto de iniciativas orientadas a apoiar trabalhadores, empreendedores e empresas na retomada da atividade econômica e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Esse é o MobilizaRS, projeto que o governo do Estado lançou nesta terça-feira (11).

Neste primeiro momento, o projeto foca principalmente no indivíduo, visando aumentar sua empregabilidade e estimular o empreendedorismo, e nas empresas, auxiliando na integração de oferta e demanda. O MobilizaRS oferece, neste portal, cursos gratuitos em diversas áreas – como inovação e tecnologia, finanças e marketing e comunicação – e ferramentas para auxiliar tanto na busca por uma oportunidade quanto na qualificação dos negócios.

“O governo do Estado articula essa série de soluções que já se encontram disponíveis no mercado, mas que estavam dispersas, nas suas próprias iniciativas, e reúne numa única plataforma para que cada um possa identificar aquela que melhor se associa ao seu interesse”, destacou o governador Eduardo Leite.

Há, entre os recursos disponíveis, a possibilidade de criação de um e-commerce completo e gratuito com a ajuda do Google. Por meio do Cresça suas Vendas com o Google, o empreendedor pode criar uma loja virtual e o cadastro gratuito para até 75 produtos.

Isso é possível em razão das parcerias que o Estado firmou com empresas e entidades que estão ofertando alguns de seus principais produtos sem custo para o Estado ou para os beneficiários. Já fazem parte do MobilizaRS as companhias de tecnologia Cisco e Google, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraeRS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SenacRS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SenaiRS).

“São instituições com elevado expertise em suas áreas de atuação e que, neste momento em que a retomada do crescimento é tão vital para todos os gaúchos, colocam a sua produção a serviço dessa parceria com o governo do Estado. Serão milhares de pessoas e empresas beneficiadas.”, afirma o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

Por meio do portal integrado, todo cidadão gaúcho – seja trabalhador, empreendedor ou empresário – poderá acessar cursos de capacitação 100% online, e-books e outras ferramentas gratuitas. O próprio site apresenta as opções disponíveis e direciona às páginas dos parceiros para acesso aos materiais.

“O propósito do MobilizaRS é atuar na geração de emprego, empreendedorismo e renda ao mesmo tempo em que estimula o uso de ferramentas digitais na busca por crescimento. Entendemos que é por meio da tecnologia que poderemos chegar a cada vez mais gaúchos”, resume o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, um dos responsáveis pelo projeto.

O portal também oferece acesso facilitado a diferentes iniciativas já disponibilizadas pelo governo do Estado – especialmente das secretarias com maior afinidade com o projeto, como de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, Emprego e Renda – no que tange a crédito e microcrédito, mercado de trabalho, investimentos e notícias ligadas a todos esses temas.

O site pode ser acessado a partir de computador, tablet ou celular. É necessário apenas ter conexão com a internet. O portal também oferece uma ferramenta para outras empresas e entidades que queiram colocar seus produtos digitais à disposição dos gaúchos visando a retomada do crescimento econômico.

Gostou? Compartilhe