Pesquisa que pergunta sobre trânsito chega ao fim

Consulta pública sobre segurança no trânsito chega ao fim nesta sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Depois de 37 dias de mobilização e forte participação popular, a maior consulta pública digital do país chega ao fim nessa sexta-feira (16) com o encerramento da votação no site do Gabinete Digital e do itinerário das vans da participação. Até esta quinta-feira, foram registrados mais de 235 mil votos por um trânsito mais seguro e enviadas cerca de mil propostas, das quais 600 foram agrupadas e submetidas à avaliação pública na ferramenta de participação.

Os números representam um salto de 100% no comparativo com a 1ª edição do Governador Pergunta, em 2011, quando a população elegeu as 50 prioridades do Governo do Estado para melhorar a saúde pública no Rio Grande do Sul. Naquele ano, o Gabinete Digital recebeu 120 mil votos e envolveu cerca de 60 mil participantes.

Com o término da votação, tem início a fase de síntese e avaliação das propostas priorizadas pelos gaúchos para promover a paz no trânsito. As dez ideias vencedoras serão agrupadas com propostas semelhantes e avaliadas de acordo com a constitucionalidade e viabilidade de implementação até 2014. O resultado será apresentado no dia 30 deste mês, às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio, com a presença do Governador Tarso Genro e dos cidadãos que enviaram as propostas selecionadas pelo voto popular.

Até sexta, também é possível votar nos tablets da Van da Participação, que encerra seu roteiro na Região Metropolitana junto ao Gasômetro, das 9h às 18h durante a quinta-feira e das 9h às 14h na sexta.

Governador Pergunta

Todos os anos, mais de 2,3 mil pessoas perdem a vida nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. Para reduzir este número pela metade até 2020, o Governo do Estado lançou, no dia 9 de outubro, a 2ª edição do Governador Pergunta, convocando toda a sociedade gaúcha a refletir, debater e somar forças com o poder público e entidades na busca de soluções para o desafio da violência no trânsito.

Em outubro, o modelo gaúcho de participação digital recebeu o reconhecimento do Banco Mundial com o prêmio "Bank Beneficiary Feedback Awards", na categoria de participação cidadã. A ferramenta baseia-se no projeto norte-americano All Our Ideas, desenvolvido na Universidade de Princeton e já utilizado em Nova Iorque, nos EUA, e Calgary, no Canadá.

Gostou? Compartilhe