Onze pacientes já respiram sem auxílio de aparelhos

Tragédia em Santa Maria: No total, 138 pacientes estão internados: 51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Dos 87 pacientes feridos em Santa Maria que permanecem internados em UTIs em diversas cidades, 11 já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica. A informação foi divulgada durante entrevista na manhã desta quinta-feira (30), pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. A coletiva reuniu também o secretário adjunto da Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio, o superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, representando o Ministério da Saúde, Eduardo Nery Paes, o superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), Fábio Gastal, o diretor da emergência do SSMD, Antônio Caesto, e os profissionais do Samu Luciano Eifler e Márcio Rodrigues, que divulgaram informações sobre a força tarefa montada para garantir o atendimento mais adequado aos feridos no incêndio. 

No total, 138 pessoas estão internadas nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Ijuí e Caxias do Sul: 51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI (veja o detalhamento abaixo). O secretário destacou o trabalho das equipes de Saúde que atuaram diretamente em todas as etapas da operação de socorro às vítimas. "Desde o acolhimento dos feridos em Santa Maria, passando pela avaliação de quem precisava de transferência, o transporte aéreo com suporte terrestre do Samu, até o atendimento em Porto Alegre, todo este processo reuniu muitos profissionais que fizeram a diferença", disse. 

Atualização das informações sobre os pacientes que permanecem internados em todo o Estado: 

Região Metropolitana por hospital: 
- Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre -
 04 pacientes em UTI no total (todos com ventilação mecânica) 
- Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - 10 pacientes no total: 01 em enfermaria e 09 em UTI (destes, 08 ventilação mecânica e 01 sem) 
- Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre - 07 pacientes em UTI no total (todos com ventilação mecânica) 
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre - 18 pacientes no total: 02 em enfermaria e 16 em UTI (destes, 14 com ventilação mecânica e 02 sem) 
- Hospital Conceição de Porto Alegre - 08 pacientes em UTI no total (destes, 07 com ventilação mecânica e 01 sem) 
- Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre - 04 pacientes em UTI no total (destes 01 com ventilação mecânica e 03 sem) 
- Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre - 06 pacientes em UTI no total (destes 05 com ventilação mecânica e 01 sem) 
- Hospital Universitário da Ulbra de Canoas - 03 pacientes em UTI no total (02 com ventilação mecânica e 01 sem) 

Total Região Metropolitana - 60 pacientes no total: 03 em enfermaria e 57 em UTI (destes, 48 com ventilação mecânica e 9 sem) 

Situação em Santa Maria 
- Pacientes em UTI: 29 (27 com ventilação mecânica e 02 sem) 
Estes pacientes estão distribuídos no Hospital de Caridade (22, sendo um sem ventilação mecânica), Hospital Universitário (03, sendo um sem ventilação mecânica) e Hospital São Francisco (04, todos com ventilação mecânica). 
- Pacientes em enfermarias ou em observação: 47 
Estes pacientes estão distribuídos entre os hospitais e pronto atendimentos da cidade. 

Total de Santa Maria - 76 pacientes: 47 em enfermarias ou em observação e 29 em UTI (destes, 27 com ventilação mecânica e 02 sem) 

Outras cidades 
- Hospital de Ijuí: 
01 paciente em enfermaria (recebeu alta da UTI na quarta-feira) 
- Hospital da Unimed de Caxias do Sul: 01 paciente na UTI com ventilação mecânica. 

Total Geral do Estado - 138 pacientes internados: 51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI (destes, 76 com respiração por ventilação mecânica e 11 sem)

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe