A Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACD) de Passo Fundo foi uma das quatro entidades que receberam um furgão para o transporte de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Os veículos e outros equipamentos, para atendimento de urgências, foram entregues pela Secretaria da Saúde do Estado na terça-feira (10). Ao todo foram beneficiadas 45 cidades do Estado.
Os equipamentos, como desfibriladores e incubadoras neonatais, serão utilizados por bases do Samu e em Prontos Atendimentos. Já os veículos foram destinados à entidades que prestam atendimento a pessoas com necessidades especiais. Os furgões são do modelo Renault Master adaptados com plataforma de acessibilidade para o transporte de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. A capacidade é para até três cadeirantes no veículo, além de seis passageiros e o motorista. A aquisição dos bens foi feita pelo Ministério da Saúde. Além de Passo Fundo, os veículos beneficiaram as Apaes de Santa Maria e Três de Maio, além da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio de Tenente Portela.
Na cerimônia de entrega, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, salientou que espera que os itens sejam de grande importância no atendimento à população. “Com isso esperamos reforçar e qualificar os serviços de urgência e emergência do Estado, assim como o trabalho de excelência dessas quatro entidades que prestam apoio a pessoas com necessidades especiais”, completou a secretária.
Os equipamentos doados foram disponibilizados às cidades depois de análise técnica da Coordenação de Urgências e Emergências e da Divisão de Suprimentos da Secretaria. Ao todos, foram entregues 113 itens, como desfibriladores, incubadoras neonatais, detectores de batimento fetal, respiradores, monitores multiparâmetros, entre outros.