Em visita ao PopRua de Caxias do Sul, governador anuncia ampliação do programa para mais seis cidades

Iniciativa chegará a Passo Fundo, Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, Santa Maria e Viamão

Por
· 2 min de leitura
(Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)(Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)
(Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)
Você prefere ouvir essa matéria?

Ao som de Um mundo bem melhor, versão da música We are the world, o governador Eduardo Leite foi recebido no final da tarde de sexta-feira (25) pela população em situação de rua atendida no Residencial Santa Dulce, em Caxias do Sul. Além de conhecer o trabalho realizado pela Associação Mão Amiga em parceria com o Estado por meio do PopRua, Leite anunciou a ampliação do programa para mais seis municípios, entre eles, Passo Fundo.

Desde o lançamento, em dezembro, o projeto – que oferece alimentação, pernoite, espaço de higiene e cuidados com a saúde para pessoas em situação de rua e também informações sobre trabalho, renda e direitos humanos – já ocorre, além de Caxias do Sul, em Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Agora, será realizado em Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria e Viamão.

“Mais do que lugar para dormir, alimentação de qualidade, testes de Covid e encaminhamento para atendimento de saúde, o PopRua funciona como uma alavanca para ajudá-los a superarem a atual condição e terem condição de subsistência digna. Ampliaremos o programa para mais seis cidades, usando as próprias iniciativas locais e entregando recursos para dar fôlego e capacidade a fim de atender mais e mais pessoas, para que possam ir se emancipando com ajuda a conseguir emprego e ter condições de se sustentar”, completou o governador.

De acordo com a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Regina Becker, as estratégias do programa possibilitam o atendimento às demandas mais básicas a todas as diversidades LGBTQI+ e população de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

“Nosso compromisso enquanto governo é seguir promovendo ações com essa população e não apenas para ela. Só é possível fazer uma política pública e implementá-la se ouvirmos todos os lados. E este espaço onde acontece o PopRua RS em Caxias é a prova de que o diálogo existe”, afirmou Regina.

Graças à parceria com o governo do Estado, que foi renovada por mais seis meses, a Associação Mão Amiga construiu uma terceira casa de acolhimento em Caxias do Sul, no bairro Cidade Nova, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. A iniciativa contempla 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres.

Conforme o secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal, a inauguração era um projeto considerado prioritário pela gestão estadual. "Nossa gestão define os projetos e estabelece uma rotina de acompanhamento e monitoramento para que o dia de hoje aconteça. É um trabalho de bastidores para efetuar as entregas que a população espera de nós. Esse evento representa uma meta alcançada", afirmou.

Gostou? Compartilhe