A partir deste domingo (17), a Receita Estadual começará a encaminhar à Serasa os nomes dos contribuintes que não pagaram o IPVA 2025 e tiveram seus débitos inscritos na Dívida Ativa (DAT). Em Passo Fundo, 10.939 veículos ainda não quitaram o imposto, totalizando mais de R$ 9,7 milhões em dívidas — o que representa 12,5% dos proprietários obrigados ao pagamento.
Consequências do atraso
Após o vencimento, incide multa diária de 0,334%, limitada a 20% do valor original, conforme o final da placa. Após 60 dias de atraso, o débito é inscrito em Dívida Ativa, com acréscimo de 5% e correção pela taxa Selic (atualmente em 15% ao ano). Os inadimplentes podem ter o nome negativado, enfrentar restrições de crédito e, se flagrados circulando, receber multa — medidas que visam incentivar a regularização.
Situação no estado
No Rio Grande do Sul, 222 mil proprietários estão inadimplentes, somando cerca de R$ 255 milhões em débitos. Na região, os números também são expressivos:
- Carazinho: 2.757 inadimplentes (11,4%)
- Marau: 1.436 (7,4%)
- Soledade: 1.143 (11,3%)
Como regularizar
O pagamento pode ser feito:
- No Portal do IPVA RS (sites oficiais terminam em rs.gov.br)
- Via Pix ou aplicativos bancários
- Em bancos credenciados
- ?
Atenção: Utilize apenas canais oficiais para evitar golpes.


