Um manto branco sobre as coxilhas do Planalto Médio

A terça-feira teve geada forte em Passo Fundo e outras áreas do RS

Por
· 2 min de leitura
Geada na manhã de terça-feira  -  Fotos – Rafael Dalbosco – Especial-ONGeada na manhã de terça-feira  -  Fotos – Rafael Dalbosco – Especial-ON
Geada na manhã de terça-feira - Fotos – Rafael Dalbosco – Especial-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A geada foi forte na manhã de terça-feira, 13, quando uma fina camada de gelo branco mudou a paisagem pelas bandas do Planalto Médio. Ora, se as flores da primavera e as folhas de outono são inspirações poéticas, a imagem do inverno está intimamente ligada à memória afetiva dos gaúchos. Assim como nos versos do poeta Luiz Coronel, em Cordas de Espinho, “geada vestiu de noiva os galhos da pitangueira”. Foi a mais forte ocorrência de geada neste ano, com abrangência ampla. Um encanto no campo e na cidade, onde o olhar do fotógrafo Rafael Dalbosco captou a geada de longe ou em close muito próximo. Na grama, árvores, asfalto, casas, placas ou automóveis Passo Fundo amanheceu sob o efeito da condensação do vapor ao estado sólido. Um branco gélido em contraste com as cores do cotidiano.

Termômetros em -0,1ºC

“A temperatura mínima na manhã de terça-feira foi de -0,1ºC. Mas na relva, a poucos centímetros da grama, ficou em -2,8ºC”, explicou Aldemir Pasinato, analista do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo. E para evitar atropelos à Física e ao Português, ele explicou que “geada não cai, geada se forma. É a condensação, o vapor que passa direto do estado gasoso para o sólido quando vira gelo”. Fácil compreensão pela lógica. Linda contemplação para os olhos que também registraram na memória um visual diferente. “Tivemos ocorrência de geada domingo e segunda-feira em menor intensidade. Porém, hoje (terça) a intensidade foi bem maior”, explicou.

Geada generalizada

Enquanto as geadas anteriores foram marcantes apenas nas baixadas, na terça-feira a situação foi bem diferente. Geou forte e em grande amplitude territorial. “Foi uma geada generalizada, em toda a cidade, nos campos e coxilhas”. E, como estamos num período de amplitudes térmicas, o amanhã é sempre uma surpresa. Mas nesta quarta-feira, pelo menos na manhã, não teremos grandes novidades. “O tempo continua seco e pode ocorrer geada novamente, porém mais amena”, avalia Pasinato. Céu azul e temperatura mínima de 4ºC na manhã. Depois, justificando a sanfona climática, o veranico manda o primeiro recado da semana e eleva a temperatura para 20º C.

Cenário de inverno em Passo Fundo

Pelo Rio Grande

Os dados do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia, permitem uma leitura de como foi a geada pelo território sul-rio-grandense. “Nesta terça-feira tivemos mínimas de -3,2ºC em Vacaria, -2,2ºC em Bom Jesus e -1,0ºC em Bagé”. Em outras áreas, com características diferentes, as mínimas não foram tão acentuadas. Em Porto Alegre ficou em 4,2ºC, enquanto, no habitual calor da Boca do Monte, Santa Maria registrou 1,2ºC.

O que vem por aí

Com o firmamento anilado e sem chuvas, nesta quarta-feira a temperatura ficará entre 4 e 20CºC. Na quinta-feira abrem-se as portas para o calor, pois a mínima não baixará de 10ºC, enquanto a máxima dará um salto até 25ºC. A escalada do termômetro prossegue na sexta-feira, quando ficará entre 14 e 27ºC. Já no sábado e no domingo, sentiremos bem mais essa variação térmica, pois vai dar praia. A mínima será de 18ºC e a máxima de 30ºC. De acordo com Pasinato, as temperaturas médias para esse período apontam uma média mínima de 9,9ºC e uma máxima de 20,7ºC. Como estamos saltando de 0 a 30, em avaliação superficial com as médias, estamos 10ºC acima do esperado.

Sem chuvas

Temperatura de 30ºC e tempo seco. Sim, calor e sem chuvas previstas até a metade da próxima semana. Uma boa pedida para uma escapadinha ao litoral ou às barragens da região. De acordo com as previsões, há indicativos de chuva somente a partir do dia 22 de agosto, quinta-feira lá da próxima semana. Então, aproveite para contemplar a geada desta quarta-feira, deixe o guarda-chuva pendurado e, depois, tire das gavetas o calção de banho. Aproveite o veranico de agosto.

Gostou? Compartilhe