Mal despede-se uma frente fria e outra já está a caminho da região. São massas de ar frio que alteram a temperatura ambiente e, ainda, trazem chuvas ao Planalto Médio. Frentes que propiciam instabilidades, já com as conhecidas características climáticas do inverno. Do frio no início de semana, passamos para temperaturas mais amenas e, como o calor prenuncia chuva, a partir da noite de sábado as águas vão rolar. Apesar das chuvas, as temperaturas estarão mais agradáveis em Passo Fundo e região, segundo os prognósticos do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo.
Dia mais frio do ano
Na quarta-feira, os termômetros da estação do INMET na Embrapa marcaram 1,9ºC. “É a mínima deste ano”, enfatizou o analista Aldemir Pasinato, lembrando que a máxima do dia foi 13,4ºC. Os termômetros permaneceram nivelados por baixo na quinta-feira, com a temperatura mais baixa de 3,6ºC. “A máxima chegou a 15,8ºC, dando os primeiros sinais de que a massa de ar frio perde intensidade”. Quarta e quinta, a neblina prevaleceu nas manhãs. “Não houve geada, exceto a possibilidade de registros isolados de pequena intensidade em algumas baixadas da região”.
Sexta para lavar roupa
Nesta sexta-feira, o dia será uma bela oportunidade para aproveitar o sol. Sem chuvas, oferece as condições ideais para lavar e secar roupas. Até porque, a chuva já está apontando no horizonte do Rio Grande do Sul. Isso em decorrência de que haverá um hiato entre as frentes frias. “Aquece mais um pouco, com mínima de 6 e máxima de 18ºC. Teremos céu claro com nevoeiro ao amanhecer e a frente fria perde força”, explicou.
Sábado da virada
O sábado começa com sol entre nuvens. De acordo com Pasinato, “a temperatura vai de 9 a 18ºC. Mas teremos a chegada de nova frente fria que traz instabilidades e uma mudança no tempo. Sai do seco e fica úmido, através dessa nova massa de ar frio que vem da Argentina em encontro com o corredor de umidade que vem da Amazônia”. Isso significa que aqui em Passo Fundo, bem longe da Amazônia e da Argentina, teremos chuva a partir da noite de sábado. “Temporais localizados, ventos com rajadas de até 70 ou 80km/h. De acordo com o INMET, o acumulado de chuvas pode ficar entre 15 e 20mm. No domingo as condições de instabilidade permanecem pela parte da manhã com céu encoberto. Depois céu entre nuvens e sol, enquanto a temperatura vai de 10 a 16ºC”, detalhou.
A próxima semana
Mantendo temperaturas mais elevadas para a época do ano, a próxima semana será de chuvas. “Na segunda-feira, com sol entre nuvens, haverá áreas de instabilidade com a umidade vinda da Região Amazônica. Teremos chuva entre segunda e terça-feira. Na segunda, a mínima fica na faixa de 11ºC e a máxima sobe para 20ºC. Terça, a mínima fica na faixa de 13 ou 14ºC e a máxima pode alcançar até 22ªC”, concluiu o analista da Estação da Embrapa em Passo Fundo.