OPINIÃO

Sooro Renner - ponto de vista

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O mês de fevereiro foi de comemoração para a Sooro Renner. Presente nas cidades de Marechal Cândido Rondon (PR), Estação (RS) e Campinas (SP), a empresa completou 20 anos de atividade. Com capacidade para processar o equivalente a quatro milhões de soro de leite fluído por dia, a indústria presidida por William da Silva conta com mais de 450 colaboradores. No ano de 2019 a empresa paranaense e o grupo Renner Herrmann S.A., proprietária da planta industrial instalada próxima à localidade de Santa Lúcia, em Estação, realizaram uma fusão que resultou entre outros, em investimentos. A expectativa é que até o final do próximo mês, a ampliação da unidade de Marechal Candido Rondon esteja concluída e apta a aumentar sua capacidade em mais quatro milhões de litros de soro ao dia.

 

II

Até o início deste século o soro de leite em pó utilizado na produção de alimentos como panificação, sorvetes, chocolates, suplementos esportivos e nutricionais, entre outros, era importado dos Estados Unidos e Argentina. Investimentos como os realizados nas últimas duas décadas contribuíram para a modificação do quadro de dependência, e o Brasil caminha para a autossuficiência. Com mais de 25 fornecedores distribuídos nos três estados do sul, e também do Mato Grosso, a Sooro Renner fornece seus produtos para mais de 600 clientes. As perspectivas para o setor de alimentos são animadoras, e diferentemente dos demais atingidos pelas restrições impostas pela Covid-19, o consumo de alimentos cresceu nos últimos doze meses e deverá se manter, apesar da alta dos preços.

 

Peccin se destaca no mercado

Em atividade há 65 anos a indústria Peccin S.A., com sede na cidade de Erechim, está entre as principais empresas brasileiras do setor de alimentos. Além do mercado nacional a Peccin exporta para mais de 70 países. Seu parque industrial é de 23.000m² e está entre as que contam com maior capacidade de produção no segmento. A indústria presidida por Dirceu Pezzin, 37 anos, formado em administração de empresas (UFRGS) e Engenharia Civil (PUC-RS), está na vanguarda das novas tecnologias e atenta as mudanças de comportamento de consumo. E não por acaso a imprensa registrou nesta semana que a seus chocolates Trento ocupa a terceira posição no ranking nacional, acima de diversas marcas consolidadas há décadas no mercado nacional e internacional. Tradicional fabricante de chicles e pirulitos, a Peccin entrou no mercado de chocolate a pouco mais de uma década.

Curtas:

# A Câmara de Vereadores de Sertão realiza sua primeira sessão ordinária da nova legislatura no inicio da noite de segunda-feira (1º).

# Presidido pelo vereador Paulo Orso (MDB), o legislativo sertanense quer ampliar os canais de comunicação com a comunidade e estuda a transmissão das sessões pela internet.

# Sete projetos de lei do executivo entraram na pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

# Na mesma sessão três vereadores apresentaram pedido de informação, providência e indicação a municipalidade.

# O vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP) quer saber da Secretaria de Desenvolvimento, quais as medidas planejadas para regularizar o estacionamento rotativo.

# Serviços de máquina e distribuição de cascalho no Km 18 e na Linha Torresmo foi solicitado pela vereadora Inês Aparecida Borba (MDB), que cumpre seu primeiro mandato na casa legislativa.

# O cumprimento da Lei Federal que dispõe sobre a prestação de serviços de psicóloga e assistente social nas redes pública de educação básica, foi apresentada pelo vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP).

# Nesta sexta-feira o deputado estadual Paparico Bacchi (PL) vai cumprir um roteiro pelas redações dos jornais e emissoras de rádio de Getúlio Vargas.

# Formado em História pela UPF, o deputado é líder da bancado do PL na Assembleia Legislativa, tem 50 anos e foi prefeito de São João da Urtiga.

# O parlamentar reside em Erechim desde dezembro de 2018, quando da transferência da esposa Daniela Conceição Zorzi para a Comarca local.

Dito & Feito

A coluna reproduz a mensagem do deputado Dirceu Franciscon (PTB) nas redes sociais no final da tarde de terça-feira (23): “Votei a favor do PL 11/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Orçamentária de 2021, autorizando o governo do Estado comprar vacinas para o combate à Covid-19. Estamos vivendo o pior momento da doença aqui no RS, e todas as ações que pudermos executar para ganhar esta guerra serão tomadas. Vacinar é preciso, só assim poderemos voltar às nossas atividades normais”.

 

 

 

Gostou? Compartilhe