RS cria delegacia de crimes rurais e abigeato

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O governo do Estado anunciou na tarde de quinta-feira (31) a criação das Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs). O decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori cria as novas unidades em Bagé, Camaquã e Santiago, e as complementares em Cruz Alta e Rosário do Sul. O anúncio foi feito no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer, em Esteio.

A escolha das sedes partiu de uma decisão técnica da chefia da Polícia Civil. As delegacias ficarão subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e atuarão integradas em bases itinerantes nas operações executadas em todo o Estado.

Números

Em 2017, os casos de abigeato registraram queda de 23,5%. Foram 5.171 ocorrências no primeiro semestre de 2016 e 3.958 no mesmo período deste ano. A expectativa da SSP é intensificar ainda mais os trabalhos. "O aporte dos novos servidores permitiu que tirássemos essa iniciativa do papel. As delegacias se somarão aos outros esforços da Polícia Civil e às patrulhas rurais da Brigada Militar, atuando de forma sistêmica e muito mais abrangente", comentou o secretário de segurança Cézar Schirmer.

Gostou? Compartilhe