Desentendimento de trânsito motivou assassinato de ciclista

O autor do crime foi preso na tarde desta segunda-feira (29), e confessou ter atirado em Matheus Henrique de Moraes

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

Um desentendimento no trânsito motivou o assassinato do ciclista Matheus Henrique de Moraes, 30 anos. Na manhã do dia 14 de março, um domingo, ele trafegava de bicicleta pela ERS 153 quando recebeu cinco tiros. Matheus morreu no local.

O motivo da morte foi revelada pelo próprio autor, um jovem de 19 anos. No começo da tarde de ontem, ele foi localizado e preso em sua casa, na Vila Jardim. Ele estava com a prisão temporária decretada, solicitada pela Delegacia de Homicídios de Proteção à Pessoa de Passo Fundo.

Responsável pelas investigações, a delegada Daniela Minetto esclareceu que o autor se apresentou espontaneamente na delegacia de polícia, ainda na semana passada, e confessou o crime. Acompanhado de um advogado, o jovem contou que havia consumido álcool e drogas durante a noite. No começo da manhã, saiu de moto pela rodovia. No trajeto, se desentendeu com o ciclista, sacou uma arma e disparou contra a vítima.

O autor foi liberado após o depoimento. A polícia seguiu as investigações e diligências para confirmar a versão. No andamento dos trabalhos, Daniela solicitou o pedido de prisão temporária do jovem, concedida pela Justiça na manhã de ontem, e cumprida no início da tarde. Em novo depoimento, o autor voltou a confirmar a primeira versão apresentada.

Testemunhas

Os policiais chegaram até a autoria através de testemunhas, que conseguiram identificar a motocicleta utilizada no crime. O veículo estava registrado na cidade de Ijuí, e algumas diligências precisaram ser realizadas naquela cidade, inclusive com a apreensão da moto. Apesar da identificação da motocicleta, faltava confirmar quem estava conduzindo o veículo no dia do crime. Duas pessoas eram suspeitas, entretanto, o autor confessou ter pedido a motocicleta emprestada no dia 14 de março.

Um segundo suspeito chegou a ser detido ontem à tarde, mas acabou sendo liberado por não ter envolvimento no caso.

O crime

 O ciclista Matheus Henrique de Moraes, 30 anos, saiu de Passo Fundo para praticar pedal com outros dois amigos na manhã de domingo, 14 de março, na RSC 153, trecho entre Passo Fundo e Ernestina. Durante o trajeto, o grupo se separou. Matheus optou em ir pelo asfalto, pois estava treinando para competir. Os outros dois pegaram uma estrada de terra. Horas depois, Matheus foi encontrado caído ao lado da sua bicicleta, nas proximidades do pardal que fica na rodovia. Ao avistar Matheus, outro grupo de ciclista acionou os bombeiros, que constataram o óbito. Técnicos do Instituto Geral de Perícia realizaram o levantamento e confirmaram que ele foi atingido por diversos tiros.

A polícia trabalhou com duas linhas de investigação: a primeira era de latrocínio, que foi descartada dias depois, já que não foram roubados os objetos de valor de Matheus. A segunda era de um homicídio, que acabou se confirmando. 


Gostou? Compartilhe