Polícia indicia agentes penitenciários por fuga de presos em Passo Fundo

O caso ocorreu em janeiro de 2019, quando 17 apenados deixaram a unidade

Por
· 1 min de leitura
55 presos foram indiciados por participação no esquema (Foto: Arquivo/ON)55 presos foram indiciados por participação no esquema (Foto: Arquivo/ON)
55 presos foram indiciados por participação no esquema (Foto: Arquivo/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Nove agentes penitenciários foram indiciados pela Polícia Civil por corrupção ao supostamente facilitarem a fuga de presos na Penitenciária Regional de Passo Fundo. O caso ocorreu em janeiro de 2019, quando 17 apenados deixaram a unidade após uma caminhonete derrubar o portão da cadeia. A informação foi divulgada pelo jornalista Giovani Grizotti, da RBS TV.

Segundo a reportagem, ao todo, 55 presos foram indiciados por participação no esquema. Foram dois anos e meio de apuração. A Polícia Civil concluiu que houve facilitação na fuga dos 17 presos em 2019 e facilitação de outra fuga em 2018.

A reportagem aponta ainda que áudios gravados por presos apontam que havia o pagamento de até R$ 10 mil para transferências da triagem para o alojamento, considerado mais confortável. E que a cantina da cadeia era a porta de entrada de drogas e armas, sendo que o espaço movimentava milhares de reais por mês. A venda de privilégios incluía também a comercialização de camas e até senhas para acessar a rede de internet da penitenciária.

Gostou? Compartilhe