OPINIÃO

Investida judicial

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O pré-candidato a prefeitura de Passo Fundo, Rodinei Candeia, luta para garantir a candidatura. Duas ações judiciais movidas por ele contra a Comissão Provisória do partido e o presidente Nereu Crespim, sem êxito em primeira instância. A mais recente deu entrada no dia 9 de agosto e foi indeferida pela juíza da 33ª Zona Eleitoral Lisiane Marques Pires Sasso. Nesta ação, Candeia pediu liminar para evitar que a comissão estadual intervenha na autonomia partidária municipal e, também, de proceder qualquer alteração na atual composição da comissão municipal, “prorrogando-se o seu prazo de vigência, com o consequente restabelecimento do acesso ao Sistema de Filiação Partidária – FILIAWEB”. Requereu ainda, autorização da atual Comissão Provisória Municipal, presidida por ele, para a prática de todos os atos necessários e suficientes para participação no pleito eleitoral, podendo convocar Convenção, aprovar as coligações para as eleições municipais, registrar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Passo Fundo. A discussão sobre a candidatura iniciou depois que o PSDB e PSL firmaram acordo para coligar em várias cidades do Estado. Neste acordo, o PSL apoiaria a candidatura de Lucas Cidade em Passo Fundo, o que contraria a intenção de Candeia, que é disputar o cargo a prefeito.



Dobradinha

Se não houver intervenção e, se depender de Candeia e Valdair Gomes de Almeida, PL, os dois devem fazer dobradinha para a prefeitura de Passo Fundo. A conversa entre os dirigentes vem de alguns meses e parece consolidada. Os pré-candidatos cumprem agendas conjuntas. Uma delas, esta semana em Brasília. Estiveram com o presidente do PL no Estado deputado Giovani Cherini e participaram de uma audiência no Ministério da Agricultura. Mas o objetivo da viagem, mesmo, foi buscar respaldo do PSL nacional para evitar intervenção na comissão provisória do partido. As convenções se aproximam e a corrida é contra o tempo. 



Novo pré-candidato

Arthur Bispo é o pré-canditado a prefeito de Passo Fundo, pelo PSTU. O partido articula uma Frente Socialista dos Trabalhadores e da Juventude junto ao PSOL e à Unidade Popular pelo Socialismo (UP).



Diálogo e atitude

O Vereador Saul Spinelli, PSB, assumiu a presidência da Câmara em um ano de pandemia e enfrentou o desafio, mantendo o funcionamento com reuniões virtuais e aprovação de projetos. Manteve pauta da saúde na área do câncer, desenvolvimento com a consolidação do SUSAF, infraestrutura nas questões dos acessos às comunidades. Instalou gestão de diálogo e atitude, o que lhe garantiu trânsito nas instituições e respeito dos seus colegas e servidores.



Vagas e seguro

Com quase 70 vagas em aberto para várias funções, o Sine de Passo Fundo registra uma redução de 25% no número de seguro desemprego no mês de julho, se comparado com meses anteriores da pandemia. Segundo um dos coordenadores Sérgio Ferrari, foram encaminhados 720 pedidos de seguro desemprego em julho: 370 atendimentos presenciais; 38 seguro empregado doméstico e 312 pela web.



Sem conexão

Pelo menos 25% dos alunos que integram a rede estadual de educação na 7ª Coordenadoria Regional estão sem acesso as aulas remotas por razões variadas, mas especialmente por não ter computador, celular ou acesso à internet. Estes estudantes, segundo a coordenadora Carine Weber recebem material das escolas e não está desassistidos. Por saber desta realidade, o DCE da UPF está promovendo uma ação, buscando parceria da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, para viabilizar o acesso tecnológico aos estudantes.



Infinito ao Quadrado

A série Infinito ao Quadrado, uma produção do Canal Futura com co-produção Film Journée e UPFTV estreia na segunda-feira, dia 17, no Canal Futura, às 22h. A série foi produzida em Passo Fundo e será exibida em rede nacional. Toda semana um episódio novo vai ao ar nas segundas feiras às 22h com reprises nos sábados às 15h e domingos às 19h35. Infinito ao Quadrado foi criada para despertar o interesse de jovens pelo mundo fantástico da matemática. Cada episódio traz uma curiosidade e explora a matemática básica por trás dela. Como as pirâmides foram construídas? Como a natureza se desenvolve? O que é o infinito? A matemática explica!



Sobre a obra do aeroporto

Uma vergonha o que está acontecendo com o projeto da obra do aeroporto, que deveria ter sido entregue na semana passada pelo Consórcio Traçado-Engelétrica. Novo prazo encerra na segunda-feira, 17. Se não entregar desta vez, esqueçam, o aeroporto de Caxias do Sul vai sair primeiro e o governo do Estado confirma seu descaso com a região de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe