Agricultoras de Victor Graeff lançam livro de receitas

O livro contém 35 receitas e custa R$ 10,00

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Salão decorado, almoço típico alemão e sessão de autógrafos marcaram o lançamento do livro de receitas Caminho das Topiarias, Flores e Aromas, por agricultoras de Victor Graeff, nesta terça-feira (04/12), no salão da comunidade São José da Glória. O evento foi realizado pela Associação Municipal de Turismo, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Victor Graeff.

O roteiro turístico Caminho das Topiarias, Flores e Aromas, que existe desde 2005, é composto por dez atrações: a Praça Municipal Tancredo Neves, integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul e considerada a praça mais bela do Estado; a Casa do Artesanato; e oito jardins em propriedades do interior do município. Desde que foi criado, o roteiro já recebeu mais de 3.500 visitantes. De acordo com a presidente da Associação Municipal de Turismo, Anegrid Gnich dos Santos, a ideia do livro surgiu quando os turistas começaram a pedir as receitas das refeições servidas nas propriedades. “Chegavam a anotar no guardanapo”, relembra. “Não somos profissionais, mas fazemos com amor”, disse Anegrid.

O livro contém 35 receitas das famílias envolvidas no roteiro e também de pratos típicos da etnia alemã, que é predominante no município. O livro está sendo vendido ao valor de R$ 10,00.

O Caminho das Topiarias, Flores e Aromas tem como objetivos chamar a atenção para a preservação dos recursos naturais e promover a qualidade de vida e o aumento da autoestima das famílias victorenses. Para a produtora Delci Gnich - considerada a “mãe dos jardins”, pois foi pela propriedade dela que tudo começou -, é uma grande satisfação ter o trabalho reconhecido. “Eu estou tão emocionada. Está passando um filme na minha cabeça. Eu comecei esse trabalho porque eu estava no fundo do poço, com depressão. Hoje, pensando lá no meu jardinzinho, jamais imaginei que ia chegar no ponto que chegou. Me sinto muito feliz, principalmente porque minha filha e minha neta estão continuando com o trabalho que eu comecei. As pessoas saem encantadas com o nosso trabalho e isso nos faz muito bem. É uma benção”, conta Delci.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Milton Rossetto, o desprendimento e o empreendedorismo dessas mulheres são louváveis. “Além de todos os afazeres diários, elas ainda abrem as portas das propriedades para receberem os turistas e passarem sua experiência com os jardins”, disse Rossetto, ressaltando o apoio dos maridos, do poder público municipal e das instituições. “O turismo tem um bom apelo e o momento de estabilidade financeira que vivemos é propício, pois na medida em que as pessoas têm melhor renda, alimentam-se melhor e viajam”, avaliou.

O prefeito de Victor Graeff, Paulo Lopes Godói, parabenizou pela iniciativa do livro. “O turismo precisa ser mais explorado. O poder público deve ser um grande parceiro, mas esse é um negócio de iniciativa privada”, ressaltou. De acordo com a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Victor Graeff, Ana Maria Knoff, o envolvimento com o turismo da cidade elevou a autoestima dos integrantes, contribuiu para reverter os processos de depressão, motivou, principalmente, as mulheres, e permitiu às agricultoras realizar um trabalho dentro da propriedade, sem prejudicar a rotina da família. “Elas estão sempre buscando atualização, aperfeiçoamento e qualificação em cursos, seminários e eventos que possam participar”, acrescentou Ana Maria.

Com informações da Emater

Gostou? Compartilhe