?EURoeQueremos que esta seja a melhor e maior feira de todas as já realizadas"

Presidente da Cotrijal, Nei Manica, destacou as inovações tecnológicas da Feira, durante solenidade de abertura

Por
· 3 min de leitura
Público lotou o auditório principal do parque para acompanhar solenidade de aberturaPúblico lotou o auditório principal do parque para acompanhar solenidade de abertura
Público lotou o auditório principal do parque para acompanhar solenidade de abertura
Você prefere ouvir essa matéria?

Declarações políticas marcararam a abertura da 21ª edição da Expodireto Cotrijal, na manhã de ntem, em Não-Me-Toque. Na solenidade de abertura, realizada no auditório principal do parque, o presidente da Cotrijal, Nei Manica, destacou as novidades desta edição e destacou a arena agrodigital e o Pavilhão Internacional.


Ao comentar sobre a política econômica do governo federal, Manica disse que os juros estão altos para o setor do agronegócio, comparado com a Taxa Selic, estabilizada abaixo de 5%. "Não vamos falar do coronavírus, vamos falar de negócios", brincou.


Manica reafirmou o fato da feira ser considerada um grande palco de reivindicações do setor. Lembrou da novidade anunciada no ano passado pelo governador Eduardo Leite: a reconstrução da RS -142, cuja obra foi entregue à comunidade na tarde de domingo. “É disso que precisamos – que se inicie e termine a obra prometida, no caso a RS-142, que vai resultar em mais segurança e melhorias na logística para toda a região”.
Sobre a Arena Agrodigital, disse ser um marco e divisor de águas no agronegócio brasileiro. “Queremos transformar a área em um laboratório de tecnologia e inovação dentro do parque da Expodireto, oportunizando a startups de todo o Brasil auxiliar no desenvolvimento de projetos no setor do agronegócio”.


Mais de 80 países

A 21ª edição da Expodireto Cotrijal deve contar com a participação de mais de 80 países e tem 573 expositores. Manica chamou a atenção para a integração dos colaboradores, expositores e patrocinadores para o sucesso da feira a cada edição.
. Nosso objetivo é levar tecnologia e inovação a todos que visitarem a feira – todos os que aqui chegam, chegam com conhecimento. Todos os que daqui saem, saem com conhecimento ainda maior”, concluiu o presidente.

 

Feira para acelerar o Agro

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lembrou ter falado em 2019, sobre o aumento da subvenção do seguro do Plano Safra, o que já foi concretizado. Enfatizou ainda sobre o ato simbólico de entrega de títulos do Assentamento Libertação Camponesa, de Não-Me-Toque, realizado na sequência da abertura oficial. “A meta é entregar 600 mil títulos até o final do mandato”. Para ela, as perspectivas do Brasil no setor do agronegócio são ótimas. “Temos toda tecnologia e estrutura. O mercado está lá nos esperando, os empresários têm que ser mais ousados”, afirmou.

 

O prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, reconheceu a Expodireto Cotrijal como um evento que expandiu o nome do município ao cenário internacional e fez com que Não-Me-Toque se tornasse uma referência no que diz respeito à agricultura de precisão”.

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, a cada edição da Expodireto Cotrijal a esperança se renova. “Não há como não relembrar a história dessa feira, que começou tímida e modesta e que até hoje não perdeu sua proposta inicial: foco e organização. É uma das maiores marcas do agro, não apenas do Rio Grande do Sul, mas também do mundo. O futuro da agropecuária está aqui”, destacou.

 

O deputado federal Pedro Westphalen, representando a Câmara dos Deputados, disse que nesta feira o pequeno, o médio e o grande produtor são elevados à condição que merecem, como representantes do segmento que tem sustentado a economia estadual e nacional.

 

Onix Lorenzoni, ministro da Cidadania e representante do presidente Jair Bolsonaro, enfatizou que a Expodireto Cotrijal é uma demonstração clara de um setor que sabe se reinventar. “Já enfrentamos muitas turbulências em governos anteriores, mas produzimos hoje o quilo de proteína ou vegetal mais verde do Planeta, com o menor uso de defensivos químicos e com a maior qualidade de alimento que pode ser colocado à mesa de qualquer ser humano em todo o mundo”, disse o ministro.


Embrião do futuro

"Uma feira que é reconhecida em todo o mundo e que coloca nosso Estado como protagonista nesse setor". Assim se referiu à Expodireto Cotrijal o governador, Eduardo Leite. Ele também destacou a inauguração da Arena Digital como um embrião de um futuro polo de tecnologia. “Também estamos voltados para incentivar a tecnologia, porque queremos o ganho de produtividade, qualidade e precisão de todos os setores, o que vai garantir também geração de emprego e renda na economia do futuro, naquilo que sabemos fazer de melhor, que é a produção agrícola”, finalizou Leite.


Também fizeram parte da mesa principal na abertura, o ministro da Agricultura do Paraguai, Rodolfo Friedmann; e a Embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Correa, além de representantes do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa do RS e do Senado.

Gostou? Compartilhe