Mulheres são homenageadas por entidades durante Festejos Farroupilhas

Chama Crioula da 7ª Região Tradicionalista chegou a Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
A chama foi recebida no local onde Anita Garibaldi teria pernoitado, a Praça Tamandaré (Foto: Roberto Sander)A chama foi recebida no local onde Anita Garibaldi teria pernoitado, a Praça Tamandaré (Foto: Roberto Sander)
A chama foi recebida no local onde Anita Garibaldi teria pernoitado, a Praça Tamandaré (Foto: Roberto Sander)
Você prefere ouvir essa matéria?

Com o tema “Caminhos de Anita”, em referência ao bicentenário de Anita Garibaldi, os Festejos Farroupilhas tiveram o pontapé inicial em Passo Fundo nesta semana com a chegada da Chama Crioula. Gerada em Ati-Açu, em Sarandi, ela foi trazida pelos Cavaleiros do Planalto Médio. A recepção foi realizada na Praça Tamandaré na quarta-feira (01). Devido ao tema, mulheres homenageadas estiveram presentes e plantaram rosas no marco onde Anita teria pernoitado.

A chama foi acesa em 28 de agosto por homenageadas, que geraram o fogo de forma primitiva, utilizando pedras, como exemplo do simbolismo puro que a Chama possui. “É o nosso maior símbolo e, neste momento, ele tem uma simbologia um pouco maior devido a Covid-19. Através desta chama temos a esperança da retomada de forma saudável e responsável das nossas atividades”, afirma a Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderléa Nervo. 

Em Passo Fundo, ela ficará acesa até 20 de setembro. Até o próximo 7 de Setembro, permanecerá no Parque da Roselândia sob comando dos Cavaleiros. Nessa data ocorrerá a fusão dos fogos e o fogo simbólico será apagado. Depois disso, a chama ficará na Brigada Militar.

Homenagem


Cristine Poletto foi pioneira no laço na região (Foto: Arquivo Pessoal)

A região tradicionalista e as entidades escolheram “Anitas” para homenagear neste ano. Cristine Poletto, de Marau, é a Anita da região e uma das responsáveis pela geração da chama. Uma da pioneiras do laço na região, Cristine fundou o Grupo Tradicionalista e Cultural de Cavalarianas Anita Garibaldi, em Marau, e participou da promoção da 1ª Cavalgada da Integração da Mulher Gaúcha, entre outros eventos. 

“É uma honra, representar a 7ª Região e Anita Garibaldi, uma mulher exemplar para nosso estado”, afirma a homenageada. Ela considera Anita uma referência e espera que o tema seja uma inspiração para novas gerações. “É um orgulho muito grande pois Anita foi uma mulher visionária que combateu a covardia com muita coragem”, explica.

Semana Farroupilha

Após flexibilizações, os eventos em CTGs e demais entidades serão realizados neste ano. A abertura oficial será dia 10, no CTG União Campeira, a atividade será restrita para entidades organizadora e tradicionalistas. Também ocorrerão cafés de chaleira, almoços e jantas ao longo do mês.

Notícia atualizada em 03/09 às 16h54: A chama foi trazida pelos Cavaleiros do Planalto Médio, não do Mercosul, como informado anteriormente.

Gostou? Compartilhe