Pelas lentes, a moda

Uma homenagem ao fotógrafos: profissionais e artistas ao mesmo tempo.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Nada mais justo que uma coluna dedicada a eles. Afinal, sem eles, parte do que é a Juliana profissionalmente, não existiria. No dia 8 de janeiro é comemorado o dia do fotógrafo. Profissionais e artistas ao mesmo tempo. Que capturam em um instante imagens que dão vida a nossas vidas.

Sendo um mercado super amplo, a fotografia abrange diversas áreas. Há fotógrafos que se destacam por suas fotos jornalísticas; existem outros que são especialistas em fotos publicitárias; outros que sabem como ninguém fotografar um casamento e os que dedicam sua vida a moda. Esses últimos, minha paixão.

Seria impossível aqui, em uma página, citar todos os grandes nomes, nacionais e internacionais que se destacaram ou se destacam no mundo fashion. Mas, para quem gosta de moda e de imagens incríveis, os nomes abaixo, fazem toda a diferença quando se trata de fotografia de moda. Vale um Google de cada um!

Richard Avedon

Começou a fotografar para a revista Harper´s Bazaar ainda na década de 40. Fez história na revista Vogue americana,e, também foi reconhecido como um dos 10 melhores fotógrafos do mundo no final da década de 50. Avedon foi um dos primeiros fotógrafos de moda do mundo e faleceu em outubro de 2004. 

Helmut Newton

Reconhecido por suas fotos provocativas e altamente sensuais da figura feminina, Helmut Newton foi o pioneiro, junto com a revista Vogue francesa, a incorporar o nu na fotografia de moda. O alemão que começou sua carreira na Austrália, explodiu no mundo da moda quando na década de 60 se mudou para Paris, e lá, assumiu o posto de fotógrafo oficial da revista Vogue de lá. O fotógrafo, assim como Avedon, também faleceu no ano de 2004.

Nick Night

O fotógrafo britânico, ainda atuante, começou sua carreira retratando a contracultura londrina do começo da década de 80. Daí surgiu um livro, de onde uma das fotos  de uma skinhead virou capa da revista  i-D. Depois disso, Nick estudou, se especializou, começou a fotografar campanhas de marcas de luxo. Hoje é um dos grandes mestres da fotografia de moda da sua geração. 

Steven Meisel

O top fotografo da revista Vogue Itália, desde 2004 é responsável pelas imagens das campanhas, da também italiana, Prada. Só por aí, ele já dispensa apresentações. Suas imagens são inusitadas e mirabolantes. Seu portfólio abrange diferentes estéticas, o que faz com que seu próximo trabalho seja sempre uma surpresa. 

Terry Richardson

Há quem ame e quem odeia o trabalho do nova-iorquino Terry Richardson. Com uma estética particular, ele é o preferido de astros e celebridades do mundo todo. Sem muitos efeitos de luz, o fotografo queridinho do mundo da moda, é responsável por imagens ímpares tanto de campanhas de grandes marcas quanto de editorias de moda para as revistas i-D, Vogue e Harper´s Bazaar americana.

O Cabide do jornal O Nacional também é Super Fashion. Todas as quintas-feiras no programa Vitrine Bella Citta, no canal 20 da Net, eu trago para vocês leitores da coluna, novidades do mundo da moda, beleza e comportamento. Não perde! 

Relacionadas

Gostou? Compartilhe