O peso voltou?

Patricia Folle Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Passar pela frustração de recuperar o peso emagrecido, ou até ganhar alguns quilinhos a mais, pouco tempo após uma dieta, o sentimento é de não ter cumprido as regras da maneira correta, seja durante ou na manutenção da dieta. Porém, o problema pode ser uma resposta do organismo, que não acompanhou o processo de emagrecimento, é o chamado Efeito Rebote, que devolve o peso reduzido.

É importante que a dieta seja feita de forma a envolver todo organismo no processo e que o peso não seja reduzido todo de uma única vez, em um curto espaço de tempo. Os platôs, períodos de pausa do emagrecimento durante a dieta, ajudam o corpo a se acostumar com o novo peso, possibilitando que o paciente não o recupere ao término do processo de emagrecimento. Ao emagrecer de forma muito rápida, o organismo entende que a pessoa esta passando por alguma dificuldade, seja ela uma doença ou vivendo em um ambiente de extrema escassez de alimento, e tenta recuperar o peso inicial que está acostumado. Na realidade, é seu próprio organismo sabotando o seu emagrecimento.

É comum que a manutenção do novo peso seja extremamente difícil quando o emagrecimento ocorre em um curto espaço de tempo e sem o acompanhamento criterioso e adequado. A conscientização da importância dos platôs para o sucesso do emagrecimento é fundamental para que o desânimo não faça desistir da dieta antes do final do processo. Estas pausas, que o próprio organismo impõe ao emagrecimento, na realidade são momentos para certificar que está tudo certo com o corpo, sem doenças e não falta nenhum nutriente. Após, a reavaliação, novamente estamos pronto para voltar a emagrecer e, ao final do emagrecimento, o corpo não vai mais buscar aquele peso inicial.

Outro fator relevante para garantir que o efeito rebote ou platô não aconteça, é ter a consciência de que sua dieta é mais complexa do que apenas restringir alguns alimentos. Vale ressaltar que o cardápio deve ser equilibrado e estar aliado a uma rotina de hábitos saudáveis, para emagrecer sem passar fome e no tempo adequado à quantidade de peso que se desejar emagrecer. Após o emagrecimento, a pessoa necessita seguir a próxima etapa que é a manutenção para que possa assegurar-se que o peso ideal está estabilizado. 

                                                                                                                                                                                                                                 Para fugir do Efeito Rebote ou platô, algumas mudanças devem ser:                                                                                                 - Revise o plano alimentar e diminua a quantidade calórica.                                                                                   -  - Aumente a quantidade de exercícios. Se nesse ponto ainda não começou a se exercitar, é um bom momento para começar.                                                                                                                                                                                              - Se já faz atividade física, talvez esteja na hora de mudar as séries de exercícios praticadas.                                      - Tenha uma alimentação variada. Saboreie diferentes alimentos para que não sinta privações.                                       - Mantenha-se estimulado sempre.                                                                                                                                                   - Mantenha a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela.                                                                           - Consulte sempre um nutricionista. Ele esclarecerá as suas dúvidas e mostrará o melhor caminho para voltar a eliminar peso.                                                                                                                                                                                                   - Não se sinta culpado. Nunca.

Gostou? Compartilhe