Os segredos para manter a pele jovem e saudável em todas as idades

Medicina & Saúde - artigo de Sylvana Braga, nutróloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro ?EURoeDieta Ortomolecular ?EUR" dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Por Sylvana Braga

 

Pesadelo de muitas mulheres, as marcas de expressão e rugas se formam com a perda da elasticidade e de algumas substâncias que mantêm a pele hidratada e lisa. Com o processo natural somado a diversos fatores, cerca de 80% do envelhecimento se torna mais visível na pele do rosto e do corpo.

Por ser o maior órgão do corpo humano, a cútis merece cuidados especiais. Para se ter noção, a pele de um adulto chega a pesar 2,5 kg e são removidos em torno de 19 kg de pele morta durante toda vida.

Fatores externos e internos podem influenciar a formação de rugas e agravar os sinais da idade, como a exposição ao sol, a falta de água e de alguns nutrientes, assim como doenças digestivas, que alteram a textura da pele. O frio, o vento e o calor em excesso, bem como uma alimentação deficiente, também causam danos à pele, como a perda de sua maciez e coloração.

Fãs de dietas devem ficar atentos aos inibidores de apetite, pois aumentam a contração dos vasos da pele, deixando-a com coloração acinzentada, efeito que também é causado pelo cigarro. O consumo de álcool também deve ser evitado, pois desidrata e reduz os níveis de vitamina B, D, potássio e magnésio, facilitando o enrugamento.

A flacidez, causada pelo envelhecimento cutâneo com perda de flexibilidade das fibras elásticas, é resultado da falta de vitaminas e minerais necessários para a saúde da pele e pode ser causada por estresse, depressão, ansiedade e regimes hipocalóricos. As infecções crônicas, obstipação intestinal, desequilíbrio hormonal, alergias alimentares e baixa imunidade contribuem para o aparecimento de acne, descamações e manchas.

Na alimentação, é preciso tomar cuidado com os diuréticos e com café, chá e chocolate em excesso, pois alimentos ricos em cafeína são prejudiciais à pele.

 

Nutrientes que ajudam a manter a pele jovem:

 

Zinco: aumenta o colágeno, melhora a cicatrização, a sudorese, atua na acne, dermatites e celulites.

Enxofre: excelente para cabelos e unhas. Participa da síntese de queratina. É indicado para eczemas de pele.

Silício orgânico: hidratante, elimina bactérias, melhora a cicatrização e é indicado no herpes labial.

Cobalto: previne a acne rosácea.

Magnésio: indicado na alopécia (queda de cabelo).

Manganês: indicado em urticárias, alergias de pele e acne.

Cobre: auxilia a síntese de colágeno.

 

Vitaminas

A: para queda de cabelo

B: melhora o fígado e a cor da pele

C: forma colágeno

E: para pele sedosa

Biotina: para queda de cabelo e dermatites

Acido fólico: acne e ezcemas

 Plantas como alcachofra, bardana e cardo são depurativas, limpam o fígado e melhoram a textura da pele.

Sylvana Braga é nutróloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural

Gostou? Compartilhe