Pesquisa sobre conciliação medicamentosa realizada no HC é premiada em congresso

O evento integrou a programação do VII Fórum de Discussão sobre Drogas, promovido pela UNISC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma pesquisa realizada no Centro de AVC e Serviço de Cardiologia do HC foi apresentada durante o V Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNISC, onde foi reconhecida entre os oito melhores trabalhos, a partir da avaliação de quarenta e cinco pesquisas apresentadas na categoria pôster.
 
Intitulada “Conciliação medicamentosa na segurança da farmacoterapia do paciente” a pesquisa é de autoria das farmacêuticas Kamila Mesacasa Trentin (preceptora), Adriana Heckler e Bruna Spiller Miluski, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia UPF/HC/SMS e das residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência, Emergência/Intensivismo, Carla Signor Paludo e Maiara Soares Paixão.
 
De acordo com a farmacêutica Kamila a pesquisa contribuiu para a segurança do tratamento dos pacientes no ambiente hospitalar, além de destacar a atuação do farmacêutico neste processo. “Uma das contribuições da pesquisa é a de apresentar a importância do trabalho do farmacêutico junto ao paciente, com a participação dos familiares e equipe multiprofissional no tratamento farmacoterapêutico” destacou.
 
O estudo propôs uma análise da conciliação medicamentosa no tratamento de pacientes atendidos no Serviço de Cardiologia e Centro de AVC do Hospital da Cidade no período de setembro de 2017 a julho de 2018 e foi realizado em conjunto pelo Serviço de Farmácia do HC, Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia UPF/HC/SMS e Programa de Residência Multiprofissional em Urgência, Emergência/Intensivismo HC/Prefeitura de Mato Castelhano/Prefeitura de Passo Fundo. No contexto hospitalar, a conciliação medicamentosa permite identificar imprecisões e informações que possam indicar erros de medicação, garantindo assim maior segurança na administração dos medicamentos de acordo com a prescrição médica. O seminário onde a pesquisa foi apresentada foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro em Santa Cruz do Sul oportunizando a discussão de temas relevantes para a construção de estratégias de cuidado para promoção da saúde.

Gostou? Compartilhe