Município anuncia cronograma de aplicação de segundas doses da CoronaVac

Nesta quarta-feira poderão receber a segunda doses pessoas que nasceram até maio de 1955; já nesta quinta-feira será a vez de pessoas que nasceram entre os meses de junho e dezembro de 1955

Por
· 1 min de leitura
Foto: ArquivoFoto: Arquivo
Foto: Arquivo
Você prefere ouvir essa matéria?

Com a confirmação do recebimento de segundas doses da CoronaVac, a Prefeitura de Passo Fundo anunciou o cronograma de vacinação. Entre esta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), poderão concluir o esquema vacinal pessoas que nasceram em 1955 ou anteriormente, que serão divididas em dois grupos.

Nesta quarta-feira, das 16h às 20h, a aplicação de segundas doses será realizada para pessoas que nasceram até maio de 1955. A definição contempla o público que foi vacinado até o término das doses encaminhadas na remessa anterior. Já nesta quinta-feira, a partir das 8h da manhã, poderão receber a segunda dose pessoas que nasceram entre os meses de junho e dezembro de 1955.

A vacinação será realizada somente no CTG Lalau Miranda, sem formato drive-thu. Quem se dirigir à unidade de carro poderá utilizar também o estacionamento da Prefeitura. Pessoas com dificuldades de locomoção poderão receber a vacina no carro.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, destaca que, para que não haja filas durante a madrugada, senhas para a vacinação da quinta-feira serão distribuídas a partir das 18h de hoje. “Há vacinas disponíveis para todas as pessoas que nasceram em 1955 ou anteriormente. No entanto, entendemos a ansiedade e a preocupação da população sobre as segundas doses e, por isso, teremos uma equipe para distribuir senhas. Assim, quem for até o CTG entre a noite e a madrugada poderá pegar uma senha, autenticada pela Secretaria, e retornar para casa para aguardar”, justifica.

Balanço das segundas doses

O Estado anunciou o envio de 3.760 doses da CoronaVac para Passo Fundo, No entanto, conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, esse número pode não ser a realidade em decorrência da quebra de doses dos frascos da vacina. “A CoronaVac vem em frascos. Cada frasco deveria conter 10 doses, mas verificamos frascos com nove doses. Por isso, não há como afirmar que receberemos 3.760 doses”, considera.

Para otimizar as aplicações, as pessoas com a segunda dose atrasada serão divididas por faixa etária, priorizando as com mais idade. “Conforme iremos avançando na vacinação e contabilizando o quantitativo de doses disponíveis, chamaremos mais pessoas”, avalia.

Ainda de acordo com Cristine, em Passo Fundo, mais de 3,9 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada. De 65 anos para cima, são 2,5 mil pessoas. De 18 a 64 anos, o número é de 1,4 mil. Nesta faixa etária, estão incluídas as pessoas acamadas, que foram vacinadas em casa.

 

Gostou? Compartilhe