562 mil doses de vacinas contra Covid-19 serão distribuídas amanhã (7)

. As vacinas serão destinados a doses de reforço e segundas doses

Por
· 1 min de leitura
Três imunizantes serão distribuídos nesta remessa (Foto: Arquivo/Palácio do Piratini)Três imunizantes serão distribuídos nesta remessa (Foto: Arquivo/Palácio do Piratini)
Três imunizantes serão distribuídos nesta remessa (Foto: Arquivo/Palácio do Piratini)
Você prefere ouvir essa matéria?

Novas doses de vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas para todos os municípios do Estado amanhã (7). Ao todo, a Secretaria da Saúde (SES) encaminhará 562 mil doses. As entregas contemplam imunizantes da Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac/Butantan. As vacinas serão destinados a doses de reforço para idosos, pessoas imunodeprimidas e trabalhadores da saúde, assim como para segundas doses.

A pactuação da destinação das doses foi feita na manhã desta quarta-feira (6) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que reúne a SES com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). O Estado afirma que o número das doses por município serão fechados e divulgados até amanhã.

Doses de reforço ou adicionais

Do total de doses distribuídas, 40.285 da Pfizer são para a terceira dose de pessoas imunodeprimidas. Elas podem ser aplicadas 28 dias após a segunda ou dose única. Mais de 12,8 mil doses do mesmo imunizante são para o reforço de trabalhadores da saúde. Por fim, 14.583 doses de Pfizer são destinadas para a terceira dose de pessoas com mais de 60 anos. Nos dois últimos casos, a dose deve ser aplicada seis meses após o esquema vacinal completo.

Segundas doses

Os três imunizantes presentes na remessa serão utilizadas para segundas doses, divididos entre 171.012 doses de Pfizer, 272.720 de AstraZeneca e 50.600 de CoronaVac. Os prazos variam conforme o imunizante, sendo de oito semanas após a primeira dose para a Pfizer, dez semanas para a AstraZeneca e 28 dias para a CoronaVac.

Gostou? Compartilhe