A importância de ser criança

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma década se passou, e o Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas já não é mais um bebê. O projeto, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em parceria com a Universidade de Passo Fundo, comemorou no mês das crianças 10 anos de atividades.

Algumas crianças passam rapidamente pelo hospital, no entanto outras permanecem semanas e até meses internadas. Este é caso do Wenderson Farias de seis anos, que há quase três meses está internado no HSVP. É no Espaço Lúdico que ele ocupa seu tempo. Muito simpático, ele não se intimida com os adultos e conversa com as estagiárias feito gente grande. “Gosto de tudo aqui. É claro que me interesso mais pelos jogos, mas de vez em quando enjôo e vou para os livros”, conta.

Vários foram os relatos de mães e pais que já tiveram os filhos internados, um deles é o da mãe do Wenderson. “Isso aqui é uma maravilha, permite que eles saiam do quarto, que continuem brincando. Sei que ele está doente e precisa de cuidados, mas também sei que brincar irá ajudar muito em sua recuperação. Minha preocupação era saber como seriam os dias que iríamos passar aqui. Não é fácil, mas com o Espaço Lúdico fico mais tranquila”, salientou Graciele Carvalho.

Diariamente os pacientes são envolvidos com as atividades elaboradas no Espaço Lúdico. “O projeto realizado há 10 anos, marca a participação de duas importantes instituições que tiveram visão e vontade de assumir um trabalho dedicado às crianças hospitalizadas. Durante essa trajetória as atividades aconteceram com o envolvimento dos profissionais, estagiárias e voluntários, que tiveram apoio da estrutura mantida pelo hospital. E o resultado é a satisfação e a alegria das crianças, de seus familiares e dos funcionários de forma geral. Por isso, o projeto deve continuar sempre”, ressaltou o administrador do HSVP, Ilário De David.

O projeto atende em média de 30 crianças por dia. A coordenação é da professora da UPF, Sussi Abel Menine Guedes. Os dez anos do Espaço Lúdico serão comemorados em várias atividades durante este e o próximo ano.

Gostou? Compartilhe