OPINIÃO

Fontes em Off - 15/11/2012

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Pedágio
Sobre matéria publicada na edição de ontem referente ao bloqueio do desvio à praça de pedágio em Soledade, o promotor da República Juarez Mercante informou que a decisão de pedir o bloqueio foi gerada exclusivamente por relatórios sobre a insegurança do tráfego no local, sendo esta via (desvio) potencializadora de acidentes. De acordo com ele, a empresa concessionária não formulou qualquer pedido no sentido de obstaculizar o desvio e que a ação foi ajuizada para garantir a segurança dos usuários da BR 386 que têm direito a trafegar numa via em plenas condições.

ComPaTA
O Comitê Passofundensse de Tutela Animal, realiza no próximo domingo (18), das 13h30 às 17h30, na Praça da Mãe (Avenida Brasil), a 1ª Feira de Adoção do ComPaTA. Para adotar um animal é necessário ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e preencher o termo de adoção. Em caso de mau tempo a Feira será transferida para o próximo domingo, dia 25 de Novembro, no mesmo horário e local.

OAB
As advogadas Cinara Frosi Tedesco e Patrícia Alovisi, acompanhadas do advogado Alexandre Ghelen, visitaram o jornal O Nacional na manhã de terça-feira. Elas, juntamente com o advogado Itamar Basso, integram a Chapa 01 – OAB Mais que concorrem à eleição para a presidência da seccional gaúcha da Ordem. No total, quatro chapas concorrem no pleito. A chapa de consenso de Passo Fundo também apoia a Chapa 01 no Estado que tem como candidato à presidência Marcelo Bertoluci. A eleição da OAB acontece na próxima segunda-feira (19), das 9h às 17h. Em Passo Fundo a votação acontece na Sede da Subseção, localizada na Avenida General Netto, 448.

Prêmio Tchê Qualidade
O Comitê da Qualidade da Região da Produção/ PGQP e a ACISA realizam o 7º Prêmio Tchê da Qualidade no dia 20/11, no Teatro do SESC.  O Prêmio Tchê da Qualidade visa reconhecer as organizações que se destacam na busca da melhoria contínua do seu sistema de gestão em nossa cidade e região através da adoção de práticas alinhadas aos fundamentos e critérios de avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade/ PGQP. A cada ano que passa, o Prêmio Tchê da Qualidade aumenta seu importante papel junto as organizações que participam  do Comitê da Região da Produção e também da ACISA,  é uma premiação que vai além do reconhecimento de boas práticas de Gestão é, acima de tudo, um incentivo da cultura de competitividade e de melhorias em todas as áreas, é um crescimento na qualidade de vida para todos.

Prêmio Tchê Qualidade II

As organizações premiadas na 7º edição do Prêmio é a Intus Business Desenvolvimento Humano e a Liquigás SA. Também serão homenageadas doze organizações que participaram do Ciclo de Avalição 2012. Acontecerá no Prêmio Tchê da Qualidade a palestra com o Presidente da Fruki, Sr. Nelson Eggers que falará sobre os Desafios e Oportunidades na Implantação da Gestão da Qualidade. Para divulgar o evento, o Jornal O Nacional recebeu ontem a visita do presidente da Acisa Marcos Silva, do presidente do PGQP regional Sérgio Maldonado e da executiva do programa Patrícia Machado. Eles foram recebidos pelo executivo de contas de ON, Marco Torres, e pela editora Zulmara Colussi.

Empresas

Apesar da crise financeira internacional iniciada em 2008, o número de empresas ativas no Brasil cresceu 6,1%, de 2009 para 2010. Os dados fazem parte da pesquisa Estatísticas do Empreendedorismo 2010, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, os 4,5 milhões de empresas ativas no Brasil, em 2010, ocupavam 37,2 milhões de pessoas, sendo 30,8 milhões (82,9%) como assalariadas e 6,4 milhões (17,1%) como sócios ou proprietários. Os salários e outras remunerações pagos, em 2010, pelas entidades empresariais totalizaram R$ 566,1 bilhões. O salário médio mensal ficou em R$ 1,461 mil.

Diabetes
No Dia Mundial contra o Diabetes, lembrado nesta quarta-feira (14), a OMS pede maior atenção para um problema cujas taxas de incidência estão aumentando em todo o planeta e também cobra dos governos ações para prevenir novos casos. Pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem algum tipo de diabetes, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão alerta, entretanto, que o número pode dobrar até 2030, caso não haja intervenção no cenário global. Atualmente, quase 80% das mortes provocadas pela doença são registradas em países de média e baixa rendas.

TSE
O advogado Henrique Neves tomou posse a última terça-feira (13) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele já havia atuado na corte, como ministro substituto, entre 2008 e 2012. Neves foi nomeado para o cargo pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na última sexta-feira (9), e assume vaga deixada pelo ministro Marcelo Ribeiro. O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares. Três ministros efetivos são do Supremo Tribunal Federal (STF), dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são da classe dos advogados, cada um destes últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF.

Gostou? Compartilhe