OPINIÃO

Fontes em Off - 14/01/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Futebol

Representantes das equipes de futebol amador da cidade, da primeira e segunda divisões e veteranos, realizaram uma reunião na tarde de sexta-feira (11), no Teatro Múcio de Castro, com representantes da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura. Conforme informou o secretário, José Ernani de Almeida, na oportunidade foi dado início à discussão da organização dos certames de 2013. “Houve uma troca de idéias entre os dirigentes das equipes e os representantes da Sedec e marcada a continuidade do debate para uma próxima reunião, que acontecerá no mês de fevereiro”, disse o secretário.

 

 

Projetos

Na tarde de sexta-feira (11), o secretário de Cultura e Desporto, José Ernani de Almeida, foi recebido pelo reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, e pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, em uma reunião na reitoria da UPF. Na ocasião, foram tratados projetos da Sedec nas áreas de cultura e esporte, e futuras parcerias entre a secretaria e a universidade. A realização da 15ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 27 a 31 de agosto, e a participação da prefeitura no evento também foi debatida durante o encontro.

 

 

Versus/Verão

Iniciou ontem (13) mais uma edição do projeto Versus. A abertura oficial aconteceu às 19 horas, no ginásio da UPF, no campus I. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo proporcionar aos estudantes de diversas áreas a vivência da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutir propostas para melhorar o atendimento aos usuários. Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O cronograma do projeto segue até o dia 23 de janeiro. Na tarde de hoje, os participantes visitam os meios de comunicação locais e regionais para apresentar e discutir a importância da formação dos profissionais da saúde voltados para a saúde pública.

 

 

Poupança

As novas aplicações em poupança devem render menos que a inflação neste ano. Mesmo assim, a poupança deve manter a atratividade em relação a outros tipos de investimentos, na avaliação do vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira. Ao serem consideradas as projeções para a taxa básica de juros, a Selic, em 7,25% ao ano, e para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país - em 5,5%, em 2013, o rendimento da poupança deve ficar em 5,08%, uma perda de 0,40% em relação à inflação, no ano. Para quem ainda tem depósitos antigos da poupança, o rendimento neste ano será o mesmo de 2012: 6,17% ao ano.

 

 

 

 

Trânsito

O motorista que provocar um acidente ou atropelar alguém por estar falando ao celular enquanto dirige deve responder por crime doloso, ou seja, intencional. Na prática, a decisão do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, significa que, nesses casos, os réus serão julgados por um júri popular e estarão sujeitos a penas mais severas do que se condenados por um crime culposo, quando não é intencional.

 

 

Escolar

As escolas não podem incluir na lista de material escolar produtos de escritório, higiene, limpeza e medicamentos, nem indicar local exclusivo para compra, ou determinar a marca dos itens pedidos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Diretrizes Básicas da Educação. Mas não é isso que ocorre na prática. A consultora jurídica do Procon nacional, Maria Rachel Coelho, responsável pela área de Educação para o Consumo, explica que o material de infraestrutura, como tinta de impressora, copo descartável e sabonete, faz parte da manutenção do estabelecimento e o valor está incluído na mensalidade

 

 

 

Gostou? Compartilhe