OPINIÃO

Fontes em Off 18/01/2013

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Parque do Sol
O secretário municipal da Habitação, João Campos, o Superintendente Regional da Corsan, Paulo Berta, e diretores da Companhia estiveram reunidos nesta semana para tratar do esgotamento de fossas coletivas no loteamento popular Parque do Sol. Na oportunidade, a Corsan informou que está com dificuldades no atendimento dos pedidos, em função da baixa capacidade de coleta por parte do caminhão disponível para a execução do trabalho.
João Campos explicou que a Prefeitura precisou suspender o serviço para fazer a manutenção do caminhão, que encontrava-se em péssimo estado de conservação. Ele destacou que o trabalho, de acordo com contrato firmado entre município e Companhia, é de responsabilidade da Corsan. Ainda durante o encontro ficou estabelecido que a Corsan passará a realizar o serviço em caráter emergencial, bem como o esgotamento de fossas. Também ficaram marcadas outras reuniões para tratar da destinação final do esgoto, já que a Secretaria possui projetos em andamento nesta área.

Teste

Os Correios iniciaram na semana passada testes com motocicletas elétricas em Belo Horizonte (MG). Duas motos modelo Scooter, com tecnologia alemã e design italiano, já estão operando na distribuição de cartas e encomendas. Na próxima semana, mais duas irão trabalhar na entrega em São Paulo (SP). Os testes são uma parceria com a empresa Riba Motos Indústria e Comércio, do grupo VMOTO/E-MAX, e serão realizados até o final de março. Usar veículos elétricos faz parte da política de sustentabilidade dos Correios, que visa atingir um desempenho ambiental correto, por meio do gerenciamento dos impactos ambientais e da busca contínua de melhoria de processos, serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Mais álcool na gasolina

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, informou ontem que o percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%, no final da safra da cana-de-açúcar, possivelmente no mês de abril. "Temos que confirmar a safra, mas estamos achando que sim", disse. Ao chegar para evento da Transpetro, no Rio, Magda confirmou para maio e novembro as rodadas de licitação da exploração de petróleo e gás, paradas à espera de definição das regras de distribuição de royalties. "Estamos discutindo o passado, o futuro está pacificado", disse Magda. Serão licitados 172 blocos. A expectativa é de muita procura, uma vez que as áreas oferecidas aparecem entre as mais lucrativas.

ProUni I

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente no site do programa. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21). O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

ProUni II

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa. Na hora de se candidatar a uma vaga, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem 2012. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis no endereço http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica.

TCE

Plantão dos Prefeitos, serviço disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) desde 20 de dezembro para esclarecer dúvidas e orientar os gestores eleitos, funciona das 10h às 18h na sede da Corte em Porto Alegre e nos Serviços Regionais de Auditoria no interior do estado. O serviço ficará a disposição dos gestores desta data até 01 de fevereiro.

Famurs alerta para golpe

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul está alertando aos prefeitos para um golpes contra prefeituras do Estado. Trata-se de uma comunicação telefônica que supõe ser proveniente de uma Vara Federal de Brasília, ou até mesmo de outro Estado, que informa ao município a exigibilidade de pagamentos a fim de evitar o bloqueio imediato das contas. Em seguida são enviados números de contatos que referem se tratar da Ouvidoria do Banco Central e das próprias Varas Federais. Desta forma, a Famurs sugere aos municípios que não realizem nenhum depósito sem a prévia verificação da legitimidade destas supostas notificações, sob pena de devolução dos valores indevidamente pagos, ao Erário.

Rejeitada proposta

O deputado estadual, Altemir Tortelli (PT), participou ontem da assembleia geral dos funcionários da JBS Frangosul em Passo Fundo, na porta da fábrica. Na pauta, estava a avaliação da última proposta feita pela empresa, que propõe um regime flexível no horário de trabalho através de um sistema de banco de horas, em um novo acordo coletivo de trabalho. Os funcionários rejeitaram, em sua ampla maioria, a proposta da empresa. Foram 1.168 ‘Não’ e 80 ‘Sim’.

Visita

Tortelli também esteve reunido com o Prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, com representantes do Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP) e da Cooperativa Mista de Trabalho Alternativo (Coonalter), debatendo sobre o espaço da feira de produtos agroecológicos que funciona na Praça da Mãe na avenida Brasil. A reivindicação é de mais investimentos já que a feira funciona no local desde abril de 1998 e precisa de uma estrutura definitiva. Hoje estão envolvidas na feira mais de 70 famílias de cerca de oito municípios da região. 

Gostou? Compartilhe