Farmácia Mais Perto: 45 mil atendimentos em três anos nos bairros de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A ideia de levar uma farmácia móvel para os bairros é simples e soluciona um problema antigo de distribuição de medicamentos, uma vez que a descentralização resulta acesso para mais pessoas. Ao completar três anos de funcionamento, o Programa Farmácia Mais Perto, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou 45.418 de atendimentos para a população. A iniciativa, que tem como finalidade levar uma farmácia pública móvel para os bairros, recebe diariamente uma média de 85 pessoas e percorre cerca de 40 bairros por mês. 

Apenas em 2017, foram 6.322 atendimentos, como conta a coordenadora do programa, Débora Tauffer. “Temos notado o aumento de pessoas que procuram o Farmácia Mais Perto. Embora a média seja de 85 pessoas ao dia, já chegamos a receber 150 pessoas na unidade móvel. Esse crescimento mostra a importância da iniciativa para atenção básica de saúde”, disse ela. 

Não é apenas na questão estrutural que o Programa Farmácia Mais Perto, da Prefeitura de Passo Fundo, tem impacto: a qualidade de vida da comunidade melhorou. Isso se deve à continuidade do tratamento, que não sofre interrupções, e ao acesso fácil e gratuito aos remédios da lista básica. 

Na manhã dessa quinta-feira (27), a unidade móvel da farmácia estava no Bairro São Cristóvão, onde Denise Silva da Silva aproveitou a oportunidade para utilizar pela primeira vez o serviço. “Gostei bastante porque facilita e posso pegar meus remédios aqui perto de casa”, disse ela. Já para outro morador, Alfredo Caetano da Rosa, o programa tem ajudado desde o início, em 2014. “Eu tomo remédios contínuos desde 2008, então todo mês preciso buscar. Com o Farmácia Mais perto fica bom porque é pertinho de casa”, afirmou. 

O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destaca que “os avanços no acesso aos medicamentos públicos e a diminuição nas filas das farmácias foram resultantes de várias políticas de descentralização, sendo o Farmácia Mais importante ferramenta”, declarou. 

Funcionamento 
O programa tem à disposição todos os medicamentos encontrados nas farmácias da cidade que fazem parte da lista básica. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, abrangendo dois bairros ou comunidade do interior por dia, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. A manutenção do veículo é realizada uma vez por semana. 

Mais informações sobre o Programa Farmácia Mais Perto podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Saúde (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe