Projeto incentiva gestantes a realizar o pré-natal e a cuidar da saúde no bairro Zachia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A ação realizada na unidade de saúde que atende a comunidade do Zachia já muda a realidade de quem participa, principalmente das gestantes, foco do Projeto Valorização e Incentivo do Pré-natal do Bairro Zachia. A iniciativa é de acadêmicas de Enfermagem que prestam estágio curricular no espaço, em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/GraduaSUS dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo. 

O projeto contribui para assegurar um pré-natal adequado, além de incentivar a participação das gestantes nos encontros educativos, realizar vacinas e exames preconizados durante a gravidez e ter o acompanhamento odontológico para esta fase.

Para buscar esta valorização, as gestantes preenchessem os pré-requisitos do projeto até o final dos encontros do grupo ganhariam um book fotográfico. O resultado, de acordo com o grupo responsável pelo projeto foi percebido com satisfação e interesse pelas gestantes. Ao final, três gestantes realizaram a sessão fotográfica e receberam o álbum de fotos. Para a produção e realização da atividade o grupo contou com parcerias voluntárias de entidades da cidade. 

Para o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, “trata-se uma parceria consolidada com Universidade de Passo Fundo, através do PET Saúde, que já tem quase dez anos e segue ajudando na saúde de nossas gestantes”, ressaltou. 

O projeto terá continuidade na unidade de saúde do bairro com o grupo de acadêmicos de estágio curricular da UPF e do PET-Saúde/GraduaSUS, com apoio da Secretaria de Saúde. De forma interdisciplinar, o atendimento será estendido para outras gestantes moradoras do Zachia que são atendidas na rede municipal de saúde. 

Para entender o PET-Saúde/GraduaSUS

O PET-Saúde/GraduaSUS é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, bem como a participação social. No último edital do programa, foram contemplados projetos ligados ao desenvolvimento de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e à qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade articulados aos projetos do Ministério da Saúde e da Educação. Cada uma das iniciativas selecionadas conta com até 24 meses para a sua execução.

Gostou? Compartilhe