Integração e esporte: mais de mil alunos irão participar dos jogos entre escolas municipais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Incentivar a prática esportiva e a confraternização nas escolas são os principais objetivos da primeira edição dos Jogos de Integração das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Nessa sexta-feira (21) aconteceu o lançamento do evento, organizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Esportes. 

Na presença de alunos e professores das escolas Helena Salton e Urbano Ribes, além de parceiros como o Colégio Tiradentes e a Brigada Militar, o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, destacou que a organização dos jogos de integração é uma conquista. “Esta parceria que temos é diferente porque mesmo existindo uma competição saudável, o foco é a integração entre os alunos, com os pais e professores, trazendo aquele espírito que o esporte desenvolve de respeito ao outro, amizade e descoberta de potencialidades”, disse ele. 

A ideia para os jogos de integração vem sendo trabalhada há muito tempo, como lembra o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. “Além da logística e organização, é fundamental a colaboração dos professores e das escolas para realizar os jogos, que buscam trazer o espírito de confraternização, amizade e identidade. A competição é importante quando saudável e de respeito ao outro, com convivência e humanidade. A integração dos jogos possibilita isso. Com certeza é uma iniciativa que veio para ficar”, ressaltou Luciano. 

A atividade vai integrar mais de mil crianças e adolescentes de 31 escolas municipais de ensino fundamental (EMEF). As modalidades para a disputa são: futsal, vôlei, basquete e handebol. O secretário de Educação, Edemilson brandão, recorda que os jogos marcam a vida de muitos adultos. “Quase todos nós recordamos dos jogos de das escolas. Trazer a integração junto ao esporte é um grande projeto”, afirmou. 

As etapas

A primeira etapa, que iniciou em maio e está sendo finalizada neste mês de julho, foi voltada para realizar as seletivas nas escolas para formar os times de cada modalidade. Após, nos meses de agosto, setembro e outro, acontecerá as seletivas das escolas nos cinco polos escolhidos: EMEF Helena Salton, EMEF Antonino Xavier, ginásio Sesc São José, EMEF Daniela Dipp e EMEF Dyógenes Martins Pinto. Em novembro serpa a grande final com os times classificados. 

A abertura oficial dos Jogos de Integração das Escolas da Rede Municipal de Ensino será no dia 4 de agosto, às 15h, no Ginásio do Capinguí. 

Gostou? Compartilhe