Liminar garante Construmóveis no Bourbon Shopping

Embora a medida coubesse recurso, a empresa optou por não recorrer

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Após semanas de incertezas, o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) de Passo Fundo e Região confirmou, oficialmente, a realização da 19ª Construmóveis no salão de eventos do Bourbon Shopping. A programação acontece de 19 a 28 de outubro. Em coletiva de imprensa promovida na tarde dessa segunda-feira (19), o presidente da entidade, Leonardo Gehlen, informou que a decisão está respaldada em uma liminar judicial assinada pela juíza Ana Paula Caimi. Caso descumprisse a decisão, desrespeitando o contrato assinado com o sindicato, o Bourbon deveria pagar uma multa no valor de R$ 400 mil. A medida caberia recurso, mas a empresa preferiu não recorrer.


A Construmóveis é realizada no salão de eventos do Bourbon Shopping desde 2001. Em julho deste ano, no entanto, o Bourbon comunicou que a partir de agosto o espaço em questão não seria mais cedido para eventos externos porque passaria a ser incorporado pelo hipermercado local. Alegando que a quebra de contrato acarretaria em um prejuízo de R$ 300 mil, o Sinduscon decidiu acionar a Justiça. Ao analisar o caso, a juíza Ana Paula Caimi decidiu que, mesmo que a cláusula 19 do contrato permita ao Bourbon a alteração do local da feira, ela “não pode ser exercida de tal maneira a ponto de desequilibrar o contrato”. “O que temos para comunicar hoje é que a Construmóveis está 100% garantida. A empresa tinha o direito de recorrer dessa medida, porém, o Roberto Zaffari [gestor da empresa] me ligou pessoalmente na última sexta-feira e disse que não vai fazer isso. Acho que eles não tinham noção de todo o transtorno que causaria o cancelamento de uma feira deste porte em cima da hora. Agora, queremos colocar um ponto final nessa história”, garantiu Gehlen.


Ainda segundo o presidente do Sinduscon, caso não tivessem conseguido obter a liminar, a entidade já contava com um plano B: a feira seria transferida para o Passo Fundo Shopping, mesmo que isso trouxesse custos extras. “Já estava acertado. Não poderíamos deixar de organizar. Já havíamos vendido todos os estandes e muitos lançamentos estavam planejados para acontecer dentro da feira. Porém, para este ano, conseguimos manter no Bourbon. A partir do ano que vem, é quase certo que iremos para o Passo Fundo Shopping. Ainda não sabemos se será no espaço interno ou externo”.


Novidades

A 19ª Construmóveis vem sendo anunciada como a maior de todas as edições. Neste ano, além de contar com a tradicional parte expositiva – serão 46 estandes, com mais de 20 empresas apresentando novos empreendimentos e 14 lançamentos –, o Sinduscon firmou também um convênio com a IMED, a fim de agregar uma programação educativa. “Ao longo de toda a semana de feira, de segunda a sexta-feira, teremos todos os dias uma programação de palestras e workshops, com assuntos que vão desde empreendedorismo, empreendedorismo feminino, sustentabilidade e a construção civil, cidades inteligentes, até o novo plano diretor de Passo Fundo. Não queremos uma feira só de negócios, queremos também uma feira educativa”, salientou Leonardo Gehlen.


Decisão do Bourbon impactou outras duas feiras


A decisão do Bourbon em não mais ceder o espaço para eventos foi anunciada no mês passado e tomou outras duas entidades de surpresa. A Associação dos Livreiros buscou novo local e teve que mudar a data da Feira do Livro, que será realizada de 1º a 10 de novembro no Passo Fundo Shopping. Já a Expoacisa, por decisão da diretoria da Acisa, cancelou a feira, considerando que não haveria tempo hábil em organizar o evento em outro espaço.

Gostou? Compartilhe