Prefeitura recebe mais de 340 denúncias de descumprimentos de decretos

Força-tarefa fiscaliza estabelecimentos, aglomerações e uso de máscara pela população

Por
· 1 min de leitura
ALEX BORGMANNALEX BORGMANN
ALEX BORGMANN
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma força-tarefa opera em Passo Fundo para garantir o cumprimento de medidas de combate ao coronavírus. Equipes da Secretaria de Segurança se deslocam atendendo denúncias e contam com o apoio de outras instituições de segurança como Brigada Militar e Polícia Civil para fiscalizar e orientar a população.

Na semana passada, a Secretaria recebeu 345 denúncias, entre descumprimentos de decretos por parte de estabelecimentos e pessoas. Das denúncias atendidas, 12 ocorreram em bares e restaurantes e 6 em postos de combustíveis. Além disso, 25 eram sobre aglomerações, 8 de festas em residências e 1 de festa na rua.

Numa comparação com semanas anteriores, é possível observar uma redução no número de denúncias com relação a estabelecimentos. Um dos fatores responsáveis pela diminuição é o intenso trabalho da Prefeitura para fiscalizar.

Quanto ao uso de máscaras, que se tornou obrigatório a partir de decreto municipal, a Secretaria de Segurança verifica que a maioria da população em deslocamento no Centro está consciente sobre a importância, mas alerta que a medida deve ser adotada todas as vezes que houver a necessidade de sair de casa. “Na área central, mais de 90% estão usando. Quanto aos estabelecimentos comerciais, estão cumprindo. Nos bairros, temos um percentual menor e que difere entre eles”, avalia o secretário da pasta, João Darci Gonçalves.

Frente ao número de casos de coronavírus positivos, que já ultrapassam 100 em Passo Fundo, o município reafirma a importância de a população manter os cuidados voltados à prevenção. Os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir regras rigorosas de higienização e as pessoas que tiverem de sair precisam estar com máscaras.

Gostou? Compartilhe