Identificado novo surto de coronavírus em lar de idosos

Oito idosos e um colaborador testaram positivo para o novo coronavírus

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma ILP (instituição de longa permanência) de Passo Fundo registrou oito casos de coronavírus entre os pacientes, além de um colaborador. Em nota, a instituição afirmou que o funcionário está afastado e que não tem data definida para que volte a trabalhar. Quanto aos idosos, a instituição afirma que “todos estão devidamente isolados, com ampla assistência médica e, sobretudo, não apresentam sintomas graves”. 

No comunicado, o lar afirma que medidas foram adotadas no mês de março, restringindo visitas e aplicando medidas de isolamento. A Casa destaca que os idosos estavam assintomáticos e que os que apresentaram sintomas foram encaminhados para atendimento hospitalar. “Os testes foram realizados por nossa solicitação à Secretaria Municipal de Saúde”, disse em nota, que você confere abaixo na íntegra:

Nota da ILP

"A Casa Santa Catarina, há mais de uma década, se dedica ao cuidado de idosos e a preservação da sua história de vida, seus laços, sua família e sua saúde. Essa é a nossa razão de existir. Apesar de estarmos adotando rigorosamente todos os cuidados determinados pelas autoridades sanitárias, comunicamos que 8 pacientes nossos e 1 colaborador (que se encontra afastado e sem data definida de retorno ao trabalho), testaram positivo para COVID-19. Os testes foram realizados por nossa solicitação à Secretaria Municipal de Saúde.

Importante destacar que todos os idosos residentes estavam assintomáticos e acompanhados, em tempo integral, pela equipe médica e de assistência da instituição. Aqueles que apresentaram sintomatologia, ainda que leve, seguindo rigorosamente os protocolos de controle de infecção estabelecidos pelas autoridades, foram encaminhados para atendimento hospitalar. Até o momento, todos estão devidamente isolados, com ampla assistência médica e, sobretudo, não apresentam sintomas graves.

Neste momento tão delicado da pandemia, a Casa Santa Catarina informa, ainda, que, antes mesmo das regulamentações serem expedidas pelas autoridades sanitárias, desde meados de março/2020, a instituição restringiu visitas e aplicou todas as medidas de proteção e isolamento conforme as normativas recebidas dos órgãos de saúde, também documentando todos os procedimentos adotados, tais quais foram verificados pelo Núcleo de Vigilância Sanitária de Passo Fundo.

Esclarecemos, por fim, que seguimos acompanhando a evolução clínica dos pacientes, em contato constante com a equipe médica responsável pelos pacientes, bem como dando todo o suporte e informações aos familiares, os quais têm demonstrado amplo apoio a instituição.

Estamos à disposição para todos os esclarecimentos que se fizeram necessários e desejamos pronto restabelecimento para os nossos residentes."


Gostou? Compartilhe