Tecnologia otimiza atendimento e monitoramento de casos da Covid-19 em Passo Fundo

Ferramenta também funciona como um prontuário de cada paciente

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O Serviço de Teleatendimento da Universidade de Passo Fundo conta com uma nova ferramenta para auxiliar no atendimento e monitoramento de casos da Covid-19 na cidade. O software (programa) desenvolvido na Universidade possibilita que os atendentes possam registrar os dados, dentre outras informações pertinentes para casos específicos relacionados à Covid-19. Todas as informações relevantes para o diagnóstico da doença são registradas no primeiro atendimento. Outros atendimentos de monitoramento podem ser agendados e realizados de forma facilitada pela ferramenta, possibilitando ainda acrescentar em cada etapa informações sobre novos sintomas, evolução da doença, entre outras, gerando um banco de dados com o histórico do paciente e da evolução do quadro clínico das pessoas monitoradas. 

A equipe de atendimento já realizou mais de 500 atendimentos e 800 monitoramentos nesta nova ferramenta, desde quarta-feira (28). O software já é o principal recurso de apoio aos atendimentos. A coordenadora do Serviço, professora Sandra Vanini, afirma que o sistema qualifica o trabalho do teleatendimento, oportunizando uma melhor avaliação do paciente. “Ao mesmo tempo serve como um prontuário para cada paciente permitindo o resgate dos dados que possam ser necessários posteriormente”, explicou.

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O sistema foi desenvolvido pela  Fábrica Experimental de Desenvolvimento de Software (FabSoft) vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), em conjunto com a equipe do Serviço de Teleatendimento da UPF. A ferramenta foi desenvolvida em apenas três semanas. Esse curto tempo de desenvolvimento é destacado pela equipe, considerando que o sistema foi produzido “sob medida”, já que não se enquadra em outros já existentes. “Com o uso adequado e assertivo na escolha das tecnologias, foi possível realizar este trabalho, considerado seu caráter de urgência típico da situação que se vive durante a pandemia”, disse professor colaborador da FabSoft, Victor Billy da Silva. 

O professor Jaqson Dalbosco, coordenador da FabSoft, salienta que o software foi desenvolvido de forma intensiva, buscando atender rapidamente a necessidade da equipe do teleatendimento, disponibilizando uma solução que otimize o gerenciamento das informações necessárias aos atendimentos, diagnóstico, monitoramento e orientações para pessoas da comunidade que buscam pelo serviço de teleatendimento no município de Passo Fundo.

“O desenvolvimento deste software é mais uma ação que demonstra nosso compromisso do Instituto com a comunidade, aliando a teoria com a prática”, disse o diretor do Iceg, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz.

As informações coletadas pelo software somente estão disponíveis para a equipe de atendimento da UPF, a Secretaria de Saúde de Passo Fundo e os Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do município, num primeiro momento iniciando com o CAIS Petrópolis, referência em atendimento à doença no município.

Serviço de Teleatendimento

O Serviço está disponível para a população que deseja esclarecer dúvidas, receber orientações ou apoio psicológico relacionados à Covid-19. Os atendimentos são realizados por professores e acadêmicos dos cursos da área da saúde da UPF, além de profissionais da Secretaria de Saúde do município.

Contato: 

  • (54) 3316-8595

  • (54) 9 96995595

  • (54) 9 96987833

  • (54) 9 99170714

  • (54) 9 96797315

  • (54) 9 96676279

Os números de celular também estão disponíveis no Whatsapp. 

Com informações da Assessoria de Imprensa da UPF    

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