Mapa definitivo confirma bandeira laranja e Passo Fundo completa um mês em classificação de risco médio

Os indicadores da região variam entre bandeira amarela e preta

Por
· 1 min de leitura
Rrês regiões estão em risco baixo, em cor amarela (Imagem: Divulgação)Rrês regiões estão em risco baixo, em cor amarela (Imagem: Divulgação)
Rrês regiões estão em risco baixo, em cor amarela (Imagem: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

O mapa definitivo da 24ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira (19/10) confirmou a classificação da região de Passo Fundo em bandeira laranja. Esta é a quinta semana consecutiva que a região é classificada em risco médio, completando hoje um mês em bandeira laranja. O estado não recebeu pedidos de reconsideração. As bandeiras são válidas até as 23h59 de segunda-feira (26/10).

Passo Fundo segue adotando os protocolos definidos pelo estado para a bandeira laranja. As regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja podem adotar regras de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A Secretaria de Comunicação Social do município informou que não há novidades sobre a possiblilidade de adoção dos protocolos de bandeira amarela.

Indicadores

Na sexta-feira (16), o estado fez um alerta para o aumento de 24% no número de novos registros semanais de hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19. Apesar do percentual expressivo, os números são considerados baixos, passando de 598 para 739 novas internações. O estado já chegou a ter 1.278 novas hospitalizações na semana de 11 a 18 de agosto. Passo Fundo está entre as regiões com maior número de novos registros de hospitalizações entre 09 e 15 de outubro por local de residência do paciente, com 49 novas internações. As demais regiões são Porto Alegre (186), Caxias do Sul (81), Canoas (54), Novo Hamburgo (46), Pelotas (45) e Santa Maria (41).

A região está em bandeira preta no indicador que mede a razão entre número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas na semana de análise pelas hospitalizações COVID-19 registradas nos sete dias anteriores. Passo Fundo ficou com bandeira vermelha no indicador que mede o número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas na semana por 100 mil habitantes.

A região está em bandeira laranja na projeção de óbitos para o período de uma semana para cada 100 mil habitantes. Apenas um indicador específico da região está em bandeira amarela: a razão de casos ativos na última semana por recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana.

Estado

Sem o recebimento de recursos, o mapa definitivo da 24ª rodada segue com três regiões com risco baixo, em cor amarela, e 18 regiões com risco médio, em bandeira laranja. As regiões Covid em bandeira amarela são Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. 

Notícia atualizada às 18h49

Gostou? Compartilhe