Casos e hospitalizações apresentam queda na região

Região apresentou índice de -15 leitos de UTI Covid-19 disponíveis nas duas últimas quinta-feiras

Por
· 2 min de leitura
A cogestão regional se mantém nesta semana (Foto: Bruna Scheifler/ Arquivo ON)A cogestão regional se mantém nesta semana (Foto: Bruna Scheifler/ Arquivo ON)
A cogestão regional se mantém nesta semana (Foto: Bruna Scheifler/ Arquivo ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Rio Grande do Sul foi inteiramente classificado em bandeira preta na última sexta-feira (26). Na 47ª rodada do Distanciamento Controlado, as regiões continuaram sem poder enviar pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário, de acordo com o governo estadual. A cogestão regional, que permite que as regiões adotem protocolos de bandeira vermelha, se mantém nesta semana. 

Estado

O estado apresenta “altíssima taxa de ocupação hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus”, de acordo com o governo. Os dados mostram relativa estabilidade no total de internados em UTI, com queda de 1,8%, e redução nos casos confirmados com Covid-19 em leitos clínicos, que caíram 11,5%. Por outro lado, o número de óbitos no estado aumentou 4% na última semana. 

Foi constatada uma redução na razão de leitos de UTI livres para cada ocupado no Rio Grande do Sul. “Essa redução, no entanto, não é suficiente para que a situação do RS seja considerada estável”, afirma o governo. Na quinta-feira (25), o estado não tinha leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19. Além disso, o déficit de leitos reduziu de 299 para 160 entre as duas últimas quintas-feiras.

Região

A contaminação e as hospitalizações na região Covid-19 Passo Fundo, assim como no estado, estão em queda. 

Hospitalizações

Conforme a nota técnica divulgada pelo Gabinete de Crise, com dados de 19/03 a 25/03, em comparação com a semana de 12 a 18, o número de novos registros de hospitalizações por Covid-19 caiu 16,7%, passando de 222 na semana anterior para 185 nos sete dias de análise. As internações em leitos clínicos sofreram uma explosão entre fevereiro e março, chegando ao patamar mais alto há apenas duas semanas, quando foram 347 internações em sete dias. Agora, o índice permaneceu em queda, caindo 8% entre as duas últimas semanas, chegando a 311.

Dados: Gabinete de Crise/RS | Gráfico: Bruna Scheifler/ON

Nas UTIs o cenário é de estabilidade, tanto de pacientes confirmados com Covid-19, quanto de internações por Síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

O número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia também se manteve estável e negativo na região, com -15 leitos disponíveis.

Óbitos

Os registros de mortes caíram nesta semana, passando de 80 para 66.

Casos

Os casos ativos caíram 17%, passando de 8.766 para 7.272. Além disso, os casos recuperados nos 50 dias prévios à penúltima semana, comparado à anterior, aumentaram 21,1%. A razão entre as duas variáveis teve uma queda de 31,5%. 

Bandeira

Cada região Covid-19 possui quatro indicadores específicos. Passo Fundo terminou a semana com as seguintes bandeiras:

  • Indicador de incidência (número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes): Bandeira Preta; 
  • Projeção de óbitos: Bandeira Preta; 
  • Velocidade de avanço (hospitalizações confirmadas nos últimos 7 dias / hospitalizações confirmadas nos 7 dias anteriores): Bandeira Amarela; 
  • Estágio da evolução (ativos/recuperados): Bandeira Laranja.
Gostou? Compartilhe