Solicitada nova prorrogação do fechamento do Lauro Kortz

NOTAM deve ser publicado nesta sexta-feira ampliando a interdição da pista até 31 de julho

Por
· 1 min de leitura
PAPIs: equipamento necessita ser aferido Foto – DivulgaçãoPAPIs: equipamento necessita ser aferido Foto – Divulgação
PAPIs: equipamento necessita ser aferido Foto – Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

Em meio às obras de revitalização da pista do Aeroporto Lauro Kortz, o Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul (DAP/RS) solicitou nova prorrogação no fechamento da pista. O pedido foi formulado na quinta-feira ao DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo. A solicitação foi determinada pelo diretor do DAP, engenheiro Leandro Taborda, que esteve em Passo Fundo nos últimos dias acompanhando as atividades no aeroporto. Fechado para obras na pista desde 11 de janeiro, o Aeroporto de Passo Fundo estava interditado até o dia 30 de junho. Agora, o fechamento será ampliado até o dia 31 de julho. Porém, se algumas pendências técnicas forem solucionadas antes, a reabertura poderá ser antecipada. Também há possibilidade de que sejam liberadas, inicialmente, apenas as operações visuais diurnas. A prorrogação vigora a partir desta sexta-feira, quando deve ser publicado o NOTAM – um aviso aos aeronavegantes.

Calibragem e aferição

Um atraso no recebimento de um equipamento vindo do exterior já motivou duas ampliações no período de fechamento. A previsão inicial era a liberação da pista em 12 de maio, que foi prorrogada para 30 de junho e, agora, para 31 de julho. O equipamento é o conjunto do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), que através de luzes propicia a visualização ao piloto de uma rampa ideal de descida. Produzidos pela OCEM Airfield Technology, do grupo Aretè & Cocchi Technology, os dois conjuntos já foram instalados nas laterais próximas às cabeceiras da pista. Porém, para entrar em operação, ainda necessitam de calibragem em solo e uma aferição realizada por aeronave-laboratório do GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo. Basicamente, a pista está finalizada e faltam apenas serviços periféricos como “a colocação da grama nas laterais da pista e limpar o pátio antigo”, explicou Clarice Beffart, administradora do Lauro Kortz. É bom lembrar que a conclusão total das obras está prevista para dezembro. Assim, quando retornarem os voos comerciais, com previsão para agosto, as operações permanecerão centralizadas no antigo terminal.

Visitas

As obras do aeroporto foram apresentadas pelo diretor do DAP aos técnicos da Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Infraestrutura, durante visita técnica realizada na tarde desta quarta-feira (23). O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, também acompanhou a visita. “O Aeroporto é fundamental para avançarmos nos projetos de retomada econômica e desenvolvimento de Passo Fundo”, comentou. Também participaram da visita os secretários de Desenvolvimento e de Planejamento da Prefeitura, Diorges Oliveira e Giezi Schneider. Já na quinta-feira, Leandro Taborda esteve reunido com técnicos da Fundação Getúlio Vargas para avaliar o andamento das obras e o fluxo dos recursos.

Gostou? Compartilhe