Recebimento de ônibus abre programação da Semana da Pessoa com Deficiência na APAE

O veículo será utilizado, especialmente, para o transporte dos alunos da Escola Especial

Por
· 2 min de leitura
A entrega foi realizada hoje (20) na instituição (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)A entrega foi realizada hoje (20) na instituição (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)
A entrega foi realizada hoje (20) na instituição (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Passo Fundo (APAE) recebeu um ônibus urbano escolar do Executivo Municipal. O ato ocorreu hoje (20) na Instituição. A ação abre a programação da instituição durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que inicia oficialmente amanhã (21).

O veículo será utilizado, especialmente, para o transporte dos alunos da Escola Especial e era uma antiga reivindicação da entidade. O ônibus é adaptado com barras de fixação para seis box de cadeiras de rodas e equipado com dispositivo de rampa. A sua capacidade é para 42 passageiros sentados. “O ônibus substituirá o que tínhamos, que era de 2005. E ele está sendo entregue um dia antes de iniciarmos a Semana da Pessoa com Deficiência, momento em que um dos objetivos é difundir a garantia de direitos. O ônibus assegura o direito ao transporte seguro e vem para trazer melhorias nos atendimentos”, destacou a presidente da APAE, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin. 

Presente na entrega, o vice-prefeito, João Pedro Nunes, expressou a importância da entidade para a cidade. “A Apae presta serviços necessários à comunidade, atendendo as pessoas com deficiência para que elas sejam integradas e tenham protagonismo em todos os setores sociais. Esses serviços contam com parcerias para que sejam fortalecidos. A Apae tem o apoio da Prefeitura”, considerou.

A aquisição foi realizada com apoio do vereador Evandro Meireles e do deputado federal Maurício Dziedricki.

Semana

Até o dia 28, a APAE realizará uma série de atividades envolvendo os seus usuários e alunos na temática da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual de Múltipla: “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. A ideia é também provocar o debate da sociedade quanto à garantia de direitos das pessoas com deficiência. Apesar do Brasil ter uma das legislações mais avançadas do mundo nesta área, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

Conforme Maria do Carmo, a Semana é uma oportunidade da APAE de reforçar temas como o direito à assistência social gratuita, inserção do mercado de trabalho, atenção especializada na área da saúde, direito à participação na vida pública e política e tutela, curatela e tomada de decisão. “Vamos esclarecer dúvidas, por exemplo, sobre as mudanças do Benefício de Prestação Continuada (BPC), sobre o passe livre e como atuam as nossas políticas da Assistência Social, Educação e Saúde”, destaca.

Dentro da programação estão previstas ainda: Tribuna Popular na Câmara de Vereadores, como a participação do vice-presidente da APAE, Marlon Batista Moraes, na quarta-feira (25), às 15h, e live pelo Facebook com o professor e advogado José Renato sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, entre outros assuntos, na quinta-feira (26). 

Gostou? Compartilhe