Feira Ecológica incentiva alimentação saudável

Atividade foi realizada com apoio da acadêmica de nutrição, bolsista na Cáritas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Coonalter, cooperativa responsável pela organização da Feira Ecológica, em Passo Fundo, realizou no último sábado, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, Cetap e o Hospital São Vicente de Paulo, uma atividade de conscientização sobre cuidados com a saúde e a importância da alimentação saudável. A Feira Ecológica, realizada há 14 anos em Passo Fundo, visa a comercialização exclusiva de produtos ecológicos, produzidos em agroindústrias ou propriedades familiares na região de Passo Fundo, integrando atualmente cerca de 70 famílias. 

A Cáritas, que anima e assessora a Coonalter e os agricultores que fazem parte da Feira, buscou especialmente apresentar opções saudáveis e nutritivas de alimentos naturais, através de demonstrações da utilização destes ingredientes, realizadas por uma bolsista do programa Paidex da Universidade de Passo Fundo, que atua na entidade na área de nutrição.

As receitas de torta de maçã e torta nutritiva, apresentadas durante a atividade para degustação do público, são excelentes maneiras de comprovar que os alimentos naturais são sinônimos de comidas nutritivas e saborosas, já que os produtos levam em sua confecção diversos vegetais, açúcar mascavo, farelo de trigo e frutas. Segundo Odete Silveira, assessora de projetos da Cáritas, essas iniciativas, realizadas frequentemente na feira ecológica, procuram especialmente “destacar a importância do uso do produto agroecológico, sem venenos, sem agrotóxicos. É preciso mostrar que é possível termos uma alimentação adequada e saudável, com ingredientes baratos e naturais”, reforça Odete.

Atualmente a Feira Ecológica realiza também doações, através do programa do Governo Federal chamado PAA - Programa Aquisição de Alimentos, da Conab. Esta iniciativa faz a entrega de produtos ecológicos para 12 instituições, que beneficiam juntas cerca de 3 mil crianças, idosos, deficientes e famílias em vulnerabilidade social. A Feira acontece todos os sábados, das 6h30 às 12h na Praça da Mãe, em frente à escola Fagundes dos Reis.

Gostou? Compartilhe