Missas nos cemitérios terão horários especiais

Dia de Finados terá cerimônias religiosas em diversas comunidades. São esperados cerca de 60 mil visitantes nos cemitérios de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Várias celebrações religiosas acontecem durante a sexta-feira (2) nas comunidades e cemitérios de Passo Fundo em alusão ao Dia de Finados (veja tabela). Além dos passo-fundenses, são esperados visitantes de toda região, que procuram a cidade para visitar os túmulos de seus familiares.

Para atender ao público visitante, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais realizou diversos reparos nos oito cemitérios que administra. Um dos maiores, o Cemitério da Vera Cruz, é um dos que recebe o maior número de visitantes, especialmente de devotos de Maria Elizabeth. De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Sebastião dos Santos, é esperada uma movimentação de cerca de 60 mil pessoas em visita aos cemitérios durante o feriado. “A cidade é grande e temos cemitérios já históricos. Vamos atender a nossa comunidade e a que vem de fora para visitar seus entes queridos e fazer suas homenagens”, comenta.

Santos conta que está tudo preparado para receber os visitantes. “No feriado, haverá missa pela manhã no cemitério da Vera Cruz, na capela, por isso deixamos tudo preparado, toda a estrutura necessária”, salienta. O secretário salientou ainda que foi solicitado auxílio da Brigada Militar e da Guarda Municipal para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade, em virtude da grande movimentação de pessoas.

Como nos anos anteriores, permanece a recomendação para evitar uso de água nos vasos de flores com o objetivo de prevenir o aparecimento de larvas do mosquito da dengue. “Deixamos um material na entrada dos cemitérios para que as pessoas possam usar nos vasos. Em alguns cemitérios disponibilizamos pó de brita e em outros, areia para que quando colocarem suas flores que coloquem também este material até a borda dos vasos sem deixar espaço para empoçar água”, destaca o secretário. Além disso, foram colocadas lixeiras para atender a comunidade.

Linhas especiais de ônibus

Com o feriado, os ônibus trabalharão com horário de domingo durante a sexta-feira. A Codepas colocará linhas especiais passando por alguns cemitérios, são elas:

* Linha São José Sechi: cemitério dos Ribeiros e Petrópolis

* Linha São Luiz Morada do Sol: cemitério São Miguel e Petrópolis

* Linha Jaboticabal Hospital Municipal: cemitério São Miguel e Petrópolis

* Linha São Cristóvão II Operária: cemitério Vera Cruz

* Linha Valinhos Petrópolis: cemitério Petrópolis e Vera Cruz

* Linha Zachia Petrópolis: cemitério Petrópolis e Vera Cruz

* Linha Santo Antonio Donária: cemitério dos Ribeiros

Horários das missas

Cemitérios da área da Paróquia São Cristóvão:

- São Judas: 8h30

- São João: 8h30

- São José: 10h

- São Valentim: 10h

- São Brás: 14h30

- Nossa Senhora das Graças: 14h30

- São Roque: 15h30

- Matriz: 16h

- Roselândia: 17h

- Cristo Rei: 18h

- Formação Litúrgica: 19h30.

Cemitérios da área da Vera Cruz:

- Memorial Vera Cruz: 9h

- Vera Cruz: 10h

Cemitérios da área da Paróquia do Santuário:

-9h: Ribeiros

-9h30: Santa Teresinha

-15h: Santo Antão

-17h: Santa Gema

Cemitério da Petrópolis: 9h.

Catedral Nossa Senhora Aparecida: 9h e 18h.

Gostou? Compartilhe