Distribuição de vacinas contra febre aftosa segue até dia 30

Produtores que se enquadram no Pronaf podem retirar as doses na inspetoria Veterinária de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Inspetoria Veterinária de Passo Fundo – Rua João de Césaro, 434, Vila Rodrigues – realiza a distribuição das doses da vacina contra a febre aftosa até o dia 30 de novembro. O produto é entregue gratuitamente aos produtores que se enquadram no Pronaf. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para rebanhos de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Os produtores que podem retirar as vacinas gratuitamente devem levar isopor e gelo para acondicionar as doses, além de documentos como RG e CPF. Já os produtores que não se enquadram no Pronaf devem comprar a vacina e posteriormente apresentar a nota fiscal na Inspetoria Veterinária.

A febre aftosa é uma doença grave e altamente contagiosa. Ela é responsável por grandes perdas econômicas, como as registradas nos anos de 2000 e 2001 quando foram identificados 52 focos da doença e mais de 26 mil animais precisaram ser sacrificados, além de mais de R$ 11 milhões gastos para conter a doença.

A doença afeta principalmente bovinos e bubalinos de todas as idades, mas pode infectar outros animais de casco bipartido como suínos, ovinos e caprinos. A transmissão se dá pelo contato entre animais doentes, pelo ar, além de fezes, saliva, leite e objetos contaminados. Quem precisar de orientações sobre como proceder a vacinação pode entrar em contato com a Inspetoria Veterinária pelo telefone 54 3313-4835.

 

 

Gostou? Compartilhe