O Natal dá as caras na cidade!

Ruas e comércio de Passo Fundo estão enfeitados para a época de Natal

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O município está mais enfeitado neste ano. A decoração natalina na Rua Moron, a decoração no comércio e a praça Antonio Moretti, no Boqueirão, dão sinais de que o Natal já chegou à cidade. O centro não receberá a tradicional árvore natalina ou o presépio e a promoção Natal dos Presépios optou por fazer uma campanha solidária de arrecadação de brinquedos novos. A UPF lança o seu Natal no próximo dia 28 de novembro e o shopping Bella Città também oferece uma programação especial. O Natal Ecológico do Boqueirão Legal deve ser novamente uma das únicas programações do município. A abertura oficial está marcada para domingo (25).

Natal dos Presépios
O projeto Natal dos Presépios não realizará a decoração no município conforme anunciado em setembro deste ano. As entidades de classe da cidade haviam solicitado para a UPF, a elaboração de um projeto e conceitos de ideias para decoração natalina. O projeto previa pontos de decoração na Avenida Brasil até o bairro Boqueirão, passando pelas praças Marechal Floriano, Capitão Jovino e Tamandaré. No entanto, segundo a presidente do Sincomércio, Sueli Marini, não será possível implantar o projeto neste Natal. “O projeto foi remodelado e ficou difícil de ser executado para este Natal devido ao curto tempo. Este é um projeto de médio a longo prazo, mas esperamos implantar no Natal de 2013”, justificou Sueli.

Para este ano, o Natal dos Presépios prepara uma atividade diferenciada. Não haverá árvores, presépio e decorações no centro, mas foi criada uma campanha de solidariedade: “Faça os olhos de uma criança brilhar e Passo Fundo estará iluminada. Doe um brinquedo novo”. O Sincomércio, com o apoio de entidades parceiras, estima arrecadar cerca de 1,5 mil brinquedos para doar em escolas carentes e casas de acolhimento. “A ideia é decorar a alma das crianças que nunca ganharam um brinquedo novo”, declarou a presidente do Sincomércio.

Os brinquedos novos podem ser doados na sede do Sincomércio, na rua Bento Gonçalves, 190, 9º andar. Informações pelo telefone (54) 3313-6333.

Expectativa
A UPF realiza pela primeira vez o Natal dos Presépios na instituição.  O projeto de decoração natalina, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e com o apoio de várias unidades da universidade, embelezará o campus I, no bairro São José. Os anjos, as guirlandas e a árvore estão sendo confeccionados pelos próprios colaboradores. O lançamento será no dia 28 de novembro, às 12h. A comunidade está convidada para participar e visitar a decoração.

A coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários, Munira Awad, frisou que o Natal da UPF está sendo realizado com muito carinho. A árvore de Natal tem 6 metros de altura e será revestida com malhas de CDs recolhidos durante uma campanha na instituição. Serão utilizados cerca de 5 mil CDs. O Centro de Convivência terá um presépio e o pórtico será enfeitado com anjos. As unidades serão decoradas com guirlandas. “É um trabalho coletivo, um ato de solidariedade e de união para mostrar à comunidade a importância do significado do Natal. Cada vez mais temos que pensar no coletivo, na humanização e em um ambiente sustentável”, declarou Munira.

Boqueirão Legal
A decoração ecológica na praça Antonio Moretti, no bairro Boqueirão chama a atenção. O Natal do Boqueirão Legal será no dia 25 de novembro. Depois das 19 horas, haverá passeios com a Maria Fumaça e a presença do Papai Noel. Aos domingos, a partir das 20 horas, haverá apresentações artísticas, conjuntos, corais, missa crioula e a tradicional encenação do presépio vivo.

Rua Moron
A rua mais charmosa da cidade está enfeitada. As árvores foram decoradas com bolas de Natal. A iniciativa é da Associação Mais Morom.

Decoração no centro
Um presépio foi montado no canteiro entre as ruas Moron e General Netto.

Shopping
O Papai Noel é uma das principais atrações no shopping Bella Città neste Natal. Ele está recebendo as crianças na praça de alimentação das 15h às 21h e no dia 24 de dezembro das 12h às 18h. Outra atração é a apresentação de corais de Passo Fundo e região que acontece entre os dias 12 e 20 de dezembro, sempre às 20h, em frente ao cinema, no terceiro andar.

Gostou? Compartilhe