Técnicos recebem capacitação em irrigação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar de 26 municípios da região Norte participaram nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/11), de capacitação sobre irrigação. A atividade, que tem carga horária de 16h/aula, ocorre no Salão de Atos do Colégio Agrícola, em Erechim.

Durante os dois dias, serão repassadas orientações teóricas e práticas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, com enfoque para o armazenamento de água no combate à seca, aproveitamento e qualidade da água, projetos, manejo correto da irrigação, sistemas de irrigação por gotejamento e aspersão, entre outras ações.

“É importante a conscientização do uso da água para as nossas atividades”, destacou o gerente regional, Valmir Dartora, lembrando que a região já enfrentou períodos de estiagem e seca por diversos anos. O gerente destacou ainda a oportunidade, além da capacitação, de os produtores participarem dos programas do Governo Estadual e de acessarem os recursos disponibilizados através destas politicas públicas.

A Emater/RS-Ascar, uma das executoras dos programas de irrigação desenvolvidos no Estado, elaborou, em 2011 e 2012, 296 projetos. O governo estadual, através do programa Irrigando a Agricultura Familiar, disponibiliza recursos a fundo perdido para projetos de armazenamento de água (microaçudes e cisternas) e irrigação.

Gostou? Compartilhe