Entram em vigor regras para inspeções veiculares

Empresas de transporte de fretamento e turismo serão obrigadas a realizar suas Inspeções Veiculares por organismos acreditados pelo Inmetro.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A partir da próxima terça-feira (1º), as empresas de transporte de fretamento e turismo serão obrigadas a realizar suas Inspeções Veiculares por organismos acreditados pelo Inmetro. O titular da Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR) do Daer, Saul Sastre, salienta que "as novas exigências para a emissão do Laudo de Inspeção Técnica (LIT), têm como objetivo atender uma das recomendações da Força Tarefa instaurada na Autarquia, em maio de 2011, bem como aprimorar a segurança dos usuários do sistema de transporte coletivo de passageiros". 

O Laudo de Inspeção Técnica é um documento que garante a confiabilidade mecânica do veículo. Em caso de fiscalização a constatação da falta do laudo ou LIT vencido, a empresa será multada e o veículo apreendido. 

As empresas com veículos devidamente registrados no departamento, cuja sede esteja localizada a mais de 50 quilômetros de um organismo de inspeção veicular acreditado pelo Inmetro, terão um prazo adicional de 90 dias para a apresentação do LIT. Neste período, os laudos deverão ser apresentados conforme o modelo e as normas vigentes até 2012, emitidos por oficinas devidamente credenciadas pelo Daer. 

Recentemente, a DTR aprimorou e ampliou o horário de atendimento do setor de Análise e Controle do Transporte Regular, o qual homologa os LITs, registra e realiza a renovação dos veículos. A equipe, que é composta por quatro servidores, já está realizando os atendimentos ao público em dois turnos das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Secom

Gostou? Compartilhe