Escolas particulares retomam aulas presenciais

82% das escolas particulares do estado retornam às aulas presenciais até esta quinta-feira, segundo Sinepe

Por
· 2 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?


Desde ontem (28) as escolas particulares de Passo Fundo vem retomando as atividades presenciais com os alunos. No Colégio Notre Dame, por exemplo, a retomada das aulas presenciais ocorreu na quarta-feira. Diante da autorização do governo estado, a instituição voltou, gradualmente, a receber aqueles educandos cujos familiares optarem por oportunizar a eles o convívio com os seus pares e os seus educadores. Os primeiros a retornar ao ambiente escolar foram as crianças matriculadas em toda a Educação Infantil, assim como no 1º e no 2º Ano do Ensino Fundamental. Por isso, foram novamente orientadas a reproduzir cada uma das medidas que, elencadas no Protocolo de Segurança Sanitária do educandário, visam evitar a proliferação do novo coronavírus.

Já o Colégio Bom Conselho retomou as atividades presenciais a partir da manhã de hoje (29). Algumas turmas retomam com 100% presencial e outras com escalonamento de 50%, variando de acordo com o nível de ensino. Entretanto, a decisão de mandar ou não os filhos para a escola ficou a critério dos pais. Outra medida tomada, além das do Protocolo de Segurança Sanitária, foi a de escalonar também os horários de entrada e saída da escola, conforme a série de cada estudante.

As aulas presenciais no Marista Conceição foram retomadas nesta quarta-feira, dia 28/4, para Educação Infantil e 1º ao 5º ano EF e nesta quinta-feira, 29/4, para Anos Finais e Ensino Médio. O retorno seguirá com o modelo de bimodalidade, em função do distanciamento necessário em algumas turmas e, também, para as famílias que optaram por continuar em casa durante a pandemia. Todas as informações foram encaminhadas ao e-mails dos pais ou responsáveis pelos estudantes junto ao Colégio.


Levantamento

Levantamento realizado pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) nesta quarta-feira (28/04) com 105 instituições de ensino privado aponta que 25% das escolas retornaram às aulas presenciais nesta quarta-feira. A maioria, 57%, irá recomeçar amanhã (29/04). Outros 14% responderam que voltarão às atividades presenciais até o dia 10/05. Na maioria das escolas (86%) o retorno será gradual, começando pela Educação Infantil e Anos iniciais.

Outro dado levantado na pesquisa é com relação ao formato de atendimento aos alunos, considerando a limitação de estudantes por sala de aula: conforme as regras do Governo do Estado é preciso ter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada classe. Segundo a pesquisa, 60% das instituições ouvidas afirmam ter condições de receber todos alunos em algumas turmas e 40% não tem como receber todos os alunos em todas as turmas. Nesses casos, as instituições terão que adotar o sistema de revezamento em que uma parte da turma vai à escola em um dia e a outra no outro. Os alunos que ficam em casa seguirão com o ensino remoto. “São poucos os casos em que a escola conseguirá receber todos os alunos num mesmo dia em função dessa limitação. E essa não é uma realidade somente do Rio Grande do Sul. Em todos os estados que as aulas ja retornaram existe regra de distanciamento entre alunos ou percentual de limite de estudantes em sala de aula", ressalta o presidente do Sindicato, Bruno Eizerik.


Gostou? Compartilhe